EM PIRACICABA (SP) 28 DE JANEIRO DE 2021

Proposta articula sociedade e poder público para ocupar área verde

Mandato coletivo A Cidade É Sua apresentou, na tarde desta quinta-feira (28), projeto a ser desenvolvido na região do bairro São Judas




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Assessoria parlamentar


O mandato coletivo A Cidade É Sua (PV) apresentou ao secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, Marcos Yassuo Kamogawa, proposta que articula a sociedade e o poder público na ocupação de uma área verde, pertencente à União, que faz divisa com o imóvel onde está instalada a Delegacia da Receita Federal, na região do bairro São Judas. 

Por cerca de duas horas, os membros do mandato coletivo Silvia Morales e Pablo Carajol conversaram com o titular da Sedema nesta quinta-feira (28). O encontro envolveu questões como “IPTU Verde”, plano de arborização e melhoria dos ecopontos espalhados pelo Município. A advogada e assessora Aline Meme Gallo também participou da reunião. 

“Já existem diversas ações feitas por um grupo que reúne moradores da região e profissionais de diferentes áreas, com objetivo de ocupar essa área verde”, explica Silvia. “Eles já fizeram uma pequena pista de caminhada, mas a intenção é desenvolver outras atividades, como a construção de uma pista de bicicleta mountain bike”, detalha. 

Carajol salienta que a proposta também envolve “a possibilidade de agregar em um espaço atividades esportivas e culturais”. A área é cercada por um extenso muro que, segundo o membro do mandato coletivo, é possível desenvolver atividades como grafite. “A nossa ideia é utilizar essa experiência como um modelo que pode ser levado a outros locais”, diz. 

Segundo os membros do mandato coletivo, já existe o interesse da própria Delegacia da Receita Federal em conceder o espaço, que tem frente com o Ginásio do CRP (Centro de Reabilitação de Piracicaba). No entanto, é preciso ainda encaminhar com todo o processo legal para que outras intervenções possam ser desenvolvidas na área verde. 

Kamogawa lembrou que, tendo a concessão definida, é imprescindível que a sociedade seja mobilizada para que o local recebe novos equipamentos de lazer. “Temos poucos recursos para conseguir investir, então o envolvimento da população é uma forma de viabilizar o projeto”, disse.

O mandato coletivo irá organizar um novo encontro com o grupo interessado na ocupação da área verde com o secretário. “Assim, eles poderão apresentar os projetos que podem ser feitos e de que maneira é possível viabilizar tendo o apoio do poder público”, disse Silvia. 

IPTU VERDE – Durante o encontro, o mandato coletivo A Cidade É Sua apresentou a proposta de implantação do chamado “IPTU Verde”, em que a Prefeitura oferece contrapartida a moradores que implementarem ações sustentáveis em suas residências, como captação de água da chuva, energia solar fotovoltaica, entre outras possibilidades. 

“É uma ideia inovadora e que pode gerar muitos ganhos ambientais ao Município, assim como gerar qualidade de vida”, aponta Silvia, que recorda que já existem iniciativas em outras cidades. 

ARBORIZAÇÃO – Na ocasião, o secretário Marcos Kamogawa pediu apoio do mandato coletivo no desenvolvimento do plano de ação de arborização. “Temos um excelente diagnóstico sobre as necessidades neste campo, mas agora precisamos definir como será a execução destas ações”, disse. 

O mandato coletivo atuará junto ao Fórum Permanente de Arborização Urbana e se comprometeu a levar o pedido do secretário ao colegiado que reunirá especialistas, pesquisadores e entidades que atuam no tema.

ECOPONTO – A melhoria dos ecopontos, espaços de descartes de resíduos no Município, também foi tema da conversa entre o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente e os membros do mandato coletivo. A preocupação é que, atualmente, estes espaços não funcionam para o que foram projetados, tendo criado problemas com passivos ambientais.

“Vamos trabalhar juntos para buscar solucionar os diversos problemas ambientais que o Município enfrenta, que é resultado de uma ocupação urbana desenfreada”, salientou Pablo Carajol.

Legislativo Meio Ambiente Fórum de Arborização Urbana Silvia Maria Morales

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas