EM PIRACICABA (SP) 08 DE SETEMBRO DE 2020

Proposta de projeto de lei exige treinamento para pais em maternidades

PL 137/2020 segue para análise das comissões internas, em pareceres




Toque na imagem para aumentar



A obrigatoriedade de orientação e treinamentos de primeiros socorros nos hospitais e maternidades particulares de Piracicaba é proposta no projeto de lei 137/2020. O PL deu entrada no expediente da 36ª reunião extraordinária, na última quinta-feira (3), e segue para análise das comissões internas, em pareceres, para posteriores discussões em plenário. 

O PL 137/2020 altera dispositivos da lei nº 7.775/13, que institui a obrigatoriedade da orientação às mães, puérperas, após a alta médica da maternidade, quanto ao afogamento com leite materno do recém-nascido. No projeto de lei a ser analisado pelas comissões, os hospitais e maternidades particulares de Piracicaba ficam obrigados a fornecer orientação e treinamentos de primeiros socorros voltados para situações de engasgamento ou aspiração de corpo estranho, para prevenção de morte súbita de recém-nascidos.

As orientações e treinamentos serão realizados através de um curso rápido, ministrados por profissionais responsáveis, além de material impresso e certificado de participação fornecidos gratuitamente. Voltados para pais e responsáveis, o curso rápido será aplicado antes da alta do recém-nascido.  

A adesão ao curso oferecido pelos hospitais e maternidades é facultativo aos pais ou responsáveis que devem assinar um termo em caso de rejeição. Caso o projeto de lei seja aprovado, os hospitais e maternidades deverão dar ampla publicidade ao teor do PL. Após a aprovação do projeto de lei, os estabelecimentos de saúde terão o prazo de 120 dias para se adequarem às normas vigentes.

 

 

Legislativo Ary Pedroso Jr

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas