EM PIRACICABA (SP) 18 DE JANEIRO DE 2021

Proposta prevê construção de espaço para animais com recursos privados

Construção de área para que cães e gatos reabilitados pelo CCZ fiquem soltos enquanto aguardam adoção seria custeada pela iniciativa privada, diz Alessandra Bellucci.




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Assessoria parlamentar


A possibilidade de a iniciativa privada custear o projeto e a construção de uma área, dentro da sede do Centro de Controle de Zoonoses, no Jardim Jupiá, para que cães e gatos reabilitados pelo órgão da Prefeitura fiquem soltos enquanto aguardam adoção foi levada ao conhecimento do secretário municipal de Saúde, Filemon Silvano.

Ele recebeu na sexta-feira (15), durante visita à Câmara, documento em que a vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos) solicita o aval do Executivo para que a alternativa seja colocada em prática. Segundo a parlamentar, a solução traria "maior bem-estar aos animais abrigados no CCZ e economia de recursos públicos".

Alessandra aponta que hoje o CCZ não possui esses espaços maiores que garantam o bem-estar de cães e gatos, "mas apenas as pequenas baias de contenção, construídas já há anos, as quais impedem que os animais lá abrigados se movimentem e expressem o comportamento natural de sua espécie".

As baias de contenção, observa a vereadora, "são espaços pequenos e que devem ser utilizados apenas por curtos períodos, somente enquanto o animal estiver em observação e necessitar de cuidados veterinários especiais". Passado esse período e com a saúde recuperada, "o animal deve ser transferido para espaços maiores e mais adequados, para garantia de seu bem-estar", defende Alessandra.

"Os animais passam anos nessas baias inapropriadas e muitos deles apresentam problemas de saúde e/ou se tornam agressivos, dificultando o processo de adoção. Tal fato gera um custo desnecessário ao município", completa a vereadora, sobre os riscos de manter em locais inadequados cães e gatos já recuperados pelo próprio CCZ.

 
 
Causa Animal Alessandra Bellucci

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas