EM PIRACICABA (SP) 09 DE JULHO DE 2020

Publicitário detalha tendências para o futuro do e-commerce brasileiro

O empresário Mateus Piffer Jr. participou da live desta quarta-feira (8) do programa Parlamento Aberto




Toque na imagem para aumentar

O publicitário participou da última live do Parlamento Aberto






O início da quarentena e, com ela o isolamento social, estimulou os consumidores a realizarem compras online. Embora o e-commerce seja uma tendência que se intensificou na pandemia, já vinha ascendente mesmo antes deste período e, mesmo com força, não significa que eliminará as lojas físicas, mas que deve estar no radar dos empreendedores no varejo. O assunto foi tema da live desta quarta-feira (8), no perfil do Instagram do programa Parlamento Aberto, que recebeu o empresário e publicitário Mateus Piffer Jr.

Piffer Jr. apresentou dados da pesquisa Ebit Nielsen, que comparou os períodos do meio de março e final de abril dos anos de 2019 e 2020 e concluiu que o faturamento no e-commerce brasileiro obteve crescimento de 48,3%. O dado comprova o aumento na opção pelas plataformas digitais, o que, segundo Mateus, é uma tendência para o futuro.

O publicitário acredita que a pandemia estimulou o uso de plataformas digitais para compras. Aliada a esta tendência, ele também apontou a oferta de produtos com valor acessível como tendência, visto que esta é uma tática usada por alguns e-commerces para fidelizar os clientes. “Esse é um momento para que todas as empresas pensem no serviço de entrada, de quebrar a barreira entre o consumidor e a empresa”, comentou.

Sócio-proprietário de uma agência em Piracicaba, Piffer Jr. frisou que o foco na empatia enquanto valor no relacionamento com o cliente também se trata de uma "tendência que veio para ficar". Ele acredita que o contato com o consumidor, mesmo por meio virtual, deve ser realizado de forma cada vez mais humanizada, com foco nas necessidades do cliente e não somente na venda de um produto. “A empresa não pode esquecer que é outro ser humano ali, mesmo ela tendo um produto bom e uma loja bacana”, disse.

Outra tendência que o período da pandemia contribuiu para estabelecer ainda mais na relação empresa-cliente é o delivery, que cresceu em decorrência do isolamento social como um canal que deve continuar mesmo com o fim da quarentena e que, além disso, auxilia empresas no processo de apresentação de produtos a novos consumidores.

"É muito importante esse primeiro contato com o cliente, porque isso vai definir se ele se manterá como consumidor de um determinado produto e serviço", refletiu.

ACESSE O CONTEÚDO!

As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser acessadas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba e, ainda, no podcast produzido pela Rádio Câmara Web, que está anexado nesta matéria.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, é possível se cadastrar na lista de transmissão do Whatsapp neste link.

Emprego e Renda Parlamento Aberto Coronavírus

Texto:  Larissa Souza
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas