Câmara recebe jovens do CIEE para o 'Conheça o Legislativo'
Publicitário indica passo a passo para melhorar comunicação política
Aula oferecida pela Escola do Legislativo nesta quinta-feira foi a última das quatro que integraram a "Formação em comunicação política no contexto do ambiente digital".
Aula nesta quinta-feira marcou o encerramento do curso, que teve quatro módulos
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A aplicação, no universo da política, de conceitos que formam a base do marketing norteou a aula dada pelo publicitário Gilmar Arruda de Souza dentro do último módulo do curso "Formação em comunicação política no contexto do ambiente digital", oferecido pela Escola do Legislativo, da Câmara de Vereadores de Piracicaba.
A apresentação desta quinta-feira (20) completou o ciclo que começou no dia 6, com o tema "Política, eleição e marketing: análises, conceitos e estratégias para 2020", seguiu no dia 13 com "Do digital ao voto: posicionamento político e seus desafios na nova dinâmica das plataformas" e contou, no dia 17, com a "Oficina de plataformas digitais: Facebook, Instagram, Twitter e Whatsapp".
Ao abordar "Planejamento estratégico de marketing político digital ", Gilmar Arruda defendeu a necessidade de a pessoa com pretensões políticas "entender o público com o qual vai trabalhar", assim como ocorre com o empreendedor à frente de um novo negócio. Ele observou, no entanto, que a política, diferentemente do mercado, possui suas próprias "nuances". "Planejamento de marketing político não é uma estrutura engessada", ponderou.
Estrategista de marketing político e eleitoral, com 17 anos de experiência na área, Gilmar Arruda destacou que uma "nova realidade" prevalece atualmente na comunicação dentro da política. "A comunicação tradicional, de discursar, recrutar e convocar, está morta. Hoje você inclui as pessoas para construir as coisas. Precisa envolvê-las, para que se identifiquem com os valores que já têm."
Ele ressaltou que "a comunicação serve para amplificar uma ação" e que, no caso do político, quem o assessora "precisa ter essa compreensão". "Se você errar na comunicação, é porque não tem estratégia. É preciso ter assertividade, posicionamento e fazer a leitura de onde se está pisando."
Gilmar Arruda também recorreu a conceitos clássicos do marketing para mostrar como eles se aplicam na política. Ele distinguiu, por exemplo, fatores positivos e negativos cujo controle está sob a alçada da pessoa: ter capacidade de liderança, ser bom articulador político e ser carismático, como parte do primeiro grupo, e a inabilidade de falar em público e o despreparo para ocupar um cargo, como parte do segundo.
Ao final da apresentação, a vereadora Nancy Thame (PSDB), diretora da Escola do Legislativo, entregou certificado ao publicitário e o parabenizou pelo curso. "Gilmar Arruda coordenou todos os encontros, trouxe os palestrantes, e de forma voluntária. Um curso de alto nível dado por profissionais que são do mercado e tiveram essa vontade de trazê-lo para vocês", disse Nancy às cerca de 70 pessoas que assistiram à aula.
Notícias relacionadas
Alunos da escola 'Dr. Prudente' participam do 'Conheça o Legislativo'
Escola do Legislativo adia palestra e oficina 'Alfabetização Criativa'
Câmara recebe Instituto Formar para o 'Conheça o Legislativo'
Palestra apresenta definições e níveis de classificação do autismo
Oficina "Pensar Comunicação Pública" reforça formação de servidores
Fim das inscrições para a palestra e oficina "Alfabetização Criativa"
Escritoras compartilham vivências em reflexão sobre liberdade feminina
Presidente do Legislativo de Hortolândia conhece estrutura da Câmara
Inscrições para palestra sobre Autismo vão até quarta-feira (13)
Roda de conversa sobre a liberdade da mulher será nesta quinta
Inscrições para evento que discute a liberdade da mulher vão até terça
Legislativo abre inscrições em palestra sobre habilidade e liderança
Palestra aborda regras para partidos e candidatos às eleições de 2024
Continuam abertas as inscrições para palestra sobre Autismo