EM PIRACICABA (SP) 11 DE MAIO DE 2021

Quadro de servidores da Biblioteca Municipal é alvo de requerimento

Propositura foi apresentada pela vereadora Rai de Almeida (PT) e foi aprovada durante a reunião extraordinária desta segunda-feira (10).




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


A contratação de bibliotecário, o quadro de servidores e a programação dos últimos quatro anos da Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto” são o foco do requerimento 462/2021, da vereadora Rai de Almeida (PT), aprovado nesta segunda-feira (10) durante a 13ª reunião extraordinária da Câmara.

A parlamentar pergunta quem são os servidores que atualmente trabalham na Biblioteca, quais são as formações e se há estagiários. Rai quer saber quem é o atual bibliotecário responsável pela gestão do espaço e se há relatórios das atividades-programações dos últimos quatro anos. 

Em relação à possibilidade de mudança de prédio da biblioteca, a vereadora pergunta quais locais estão sendo estudados para receber o acervo, se foram consultados especialistas nas áreas respectivas, se está sendo levado em consideração necessidade de climatização específica para não deterioração do acervo, assim como o fácil acesso do atual espaço da Biblioteca, já que é um espaço singular de cultura e convivência.

No texto do requerimento, a vereadora recorda que, após 71 anos de uma história itinerante, ocupando endereços provisórios, em outubro de 2010 passou a ter um prédio próprio, especificamente para esse fim. Na época, foi acolhido pedido pela presidência da Câmara para a construção do espaço, já que o antigo local não comportava na ampliação do acervo de livros e as atividades culturais. Na ocasião, foram investidos R$ 1,1 milhão que haviam sido devolvidos pelo Legislativo. 

A biblioteca comporta auditório 100 pessoas, espaço para café e lanches e abriga acervo de 100 mil livros, salas de leituras e estudos (para grupos ou individuais), rol para exposições e vernissages, salas de reuniões, estacionamento, espaço para biblioteca infantil “Thales Castanho de Andrade”, sala para gibiteca, hemeroteca, sala de microfilmagem, salas de administração e refeitório/cozinha.

Cultura Legislativo Rai de Almeida

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas