EM PIRACICABA (SP) 31 DE MARÇO DE 2021

Rai propõe criação de renda mínima emergencial no período de pandemia

Vereadora participou de live do programa Parlamento Aberto nesta terça-feira




Toque na imagem para aumentar




A vereadora e procuradora da mulher na Câmara, Rai de Almeida (PT), informou na live do programa Parlamento Aberto, nesta terça-feira (30), que vai apresentar um projeto de lei na Câmara, para a criação de uma renda mínima emergencial, com o objetivo de auxiliar pessoas que estejam em situação de extrema vulnerabilidade no município, por conta da pandemia do coronavírus. “Nós faremos isso com o poder Executivo, para que possamos adotar mais esta medida.”

O projeto, de acordo com a vereadora, está em discussão no gabinete e tem caráter de urgência. “As pessoas estão morrendo de covid, mas também estão em uma penúria e vão morrer de fome também, por isso, precisamos de medidas que atenuem e deem possibilidade dessas pessoas viverem, até sairmos dessa pandemia”, reforçou.

Para Rai de Almeida, a pandemia expôs a forma diferente que atinge os gêneros. De acordo com ela, o número de mulheres desempregadas é maior que o de homens, além disso, houve um aumento de 22% nos casos de violência doméstica e um acúmulo de funções para as mulheres, que passaram a ser responsabilizadas também pelos cuidados com o aprendizado dos filhos em ensino remoto, também decorrente das normas de isolamento social. “Tudo isso levou ao aumento da violência contra a mulher, inclusive ao feminicídio.”

Rai de Almeida ressaltou a importância da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara de Vereadores de Piracicaba, que existe desde março de 2018, e surgiu com o objetivo de garantir espaço às discussões relativas à promoção da igualdade de gênero, ao empoderamento feminino e à representatividade da mulher na política.

“A Procuradoria da Mulher propicia que nós, dentro da Câmara, possamos fazer debates, proposituras, audiências públicas e apresentar projetos de Lei, no que tange as questões das mulheres”, disse.

DIA INTERNACIONAL - A vereadora explicou que, em virtude da pandemia, muitas atividades que estavam programadas para comemorar o Dia Internacional da Mulher (8 de março) deixaram de acontecer na Câmara. “Nós abrimos o mês de março, no dia 5, com a realização de uma reunião pública na Câmara, onde participaram três secretarias do Executivo: Saúde, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social, em que debatemos a necessidade urgente de políticas públicas para as mulheres.”

Além desta reunião, Rai de Almeida contou que outros eventos programados poderão acontecer, ainda sem data. “Nós tínhamos uma agenda aprovada pela Procuradoria Especial da Mulher e que teria a participação de outros movimentos.”

Outras ações programadas e que não aconteceram foram reuniões específicas durante todo o mês de março, que contariam com a presença de convidadas, como informou a vereadora: “além de mim, a vereadora Ana Pavão (PL) convidaria uma deputada federal para falar sobre o 8 de março, assim como as outras vereadoras, Silvia Morales, do Mandato Coletivo A Cidade é Sua (PV), e a vereadora e protetora dos animais Alessandra Bellucci (Republicanos), também trariam convidadas especiais.”

Rai de Almeida reforçou, no entanto, que essa agenda não está descartada, mas apenas suspensa, e vai acontecer quando não existirem protocolos de saúde que exijam o distanciamento social para conter a proliferação da covid-19.

Parlamento Aberto Procuradoria Especial da Mulher Rai de Almeida

Texto:  Pedro Paulo Martins
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas