EM PIRACICABA (SP) 22 DE SETEMBRO DE 2022

Rede entupida causa vazamento de esgoto na Lagoa Itaiçaba

Vereadora Rai de Almeida esteve no local para averiguar a reclamação de moradores




Toque na imagem para aumentar

Fiscalização da Mirante informou que vai identificar ponto de entupimento

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Um entupimento de rede tem sido a causa de um vazamento de esgoto bem no meio da rua Aristides Scarpari, no distrito de Artemis. O volume aflora pela rua de terra e desemboca na lagoa Itaiçaba, causando mau cheiro e incômodo aos moradores locais. Nesta quinta-feira (22), a vereadora Rai de Almeida esteve no local para averiguar a denúncia, acompanhada do serviço de fiscalização da concessionária Mirante, responsável pelo saneamento no município.

De acordo com o comerciante Sigueo Otsubo, há alguns dias começou a brotar na rua uma água de cor escura, com odor forte, que apresenta espuma e desce borbulhando até o corpo d´água. “A lagoa inteira está cheirando esgoto”, lamentou.

O aposentado Benedito de Oliveira Blumer contou que batalha há mais de 35 anos pela limpeza da lagoa. Ele faz serviços voluntários de limpeza da margem do corpo d´água. “A gente está reclamando porque o esgoto não pode cair na lagoa”, disse. “Quero ver a lagoa limpa, tenho filhos e netos e quero que eles tenham um lugar bonito”.

Ele lembrou que a rede foi implantada no local, mas não foram providenciadas as ligações de esgoto com as residências porque o nível é muito baixo, o que prejudica a coleta dos resíduos. Com isso, o esgoto continua a ser despejado de forma irregular nos corpos d´água.

A vereadora Rai de Almeida lembrou que a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), que funcionou até maio deste ano na Câmara, já esteve no distrito e apontou problemas no sistema de coleta de esgoto. Ela lembrou que a região possui uma estação elevatória de esgoto que não funciona, o que acaba com o despejo irregular dos resíduos na lagoa.

A fiscalização da Mirante informou que será aberta uma ordem de serviço para que seja providenciada a lavagem do trecho e identificado o ponto de entupimento da rede para a realização do conserto. A vereadora disse que vai acompanhar a execução do serviço.

Meio Ambiente Rai de Almeida

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas