EM PIRACICABA (SP) 19 DE NOVEMBRO DE 2019

Representando a Câmara, Kawai participa de solenidade cívica

Evento alusivo ao Dia da Bandeira e a Proclamação da República aconteceu na Praça José Bonifácio




Toque na imagem para aumentar



O vereador Pedro Kawai (PSDB) representou a Câmara de Vereadores em solenidade em alusão à Proclamação da República,  rememorado no dia 15 de novembro, e o Dia da Bandeira, comemorado hoje, 19 de novembro.

Organizada pela Comissão de Eventos Cívicos do Município, a solenidade contou com a participação do Tiro de Guerra 02-028 de Piracicaba, Policia Militar, Guarda Civil e Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba.

Kawai lembra que a proclamação da República Brasileira aconteceu no dia 15 de novembro de 1889, resultado de um levante político-militar que deu início à República Federativa Presidencialista. "Marcado positivamente como o líder do levante, o Marechal Deodoro da Fonseca ficou como responsável pela efetiva proclamação e como primeiro Presidente da República brasileira em um governo provisório, que aconteceu entre 1889-1891", conta.

Nesses 130 anos da Proclamação da República, Piracicaba teve importante participação com a escolha do primeiro presidente civil do Brasil, Prudente José de Moraes Barros. Como grande parte de sua vida foi passada em Piracicaba – inclusive foi em solo piracicabano que Prudente de Moraes morreu e a cidade ficou marcada para sempre na história de nossa República.

Kawai conta que a atual versão da bandeira brasileira foi apresentada em 19 de novembro de 1889 através do Decreto nº 4, quatro dias após a proclamação da República no Brasil, substituindo a antiga bandeira imperial do país. O desenho da bandeira foi de Décio Vilares, com inspiração na bandeira do Império. As cores oficiais são o verde, amarelo, azul e branco, com a frase "Ordem e Progresso".

AS CORES - Originalmente, simbolizavam as cores das casas reais da família de D. Pedro I, sendo o verde a cor símbolo da casa real dos Bragança e o amarelo da casa real dos Habsburgo. No entanto, ao longo dos anos os brasileiros associaram outros significados para cada uma das cores, mesmo que estes não sejam considerados oficiais:

"branco", significa o desejo pela paz
"azul", simboliza o céu e os rios brasileiros
"amarelo", simboliza as riquezas do país
"verde", simboliza as matas (a rica floresta brasileira)

A frase "Ordem e Progresso" foi baseada nos estudos do filosofo francês fundador do positivismo, Augusto Comte. 

“Nossa República está em construção, evoluímos muito nesses 130 anos de história e com certeza iremos crescer ainda mais graças a força e união do povo brasileiro que graças a momentos como os de hoje organizados pela Comissão de Eventos Cívicos traz para a população a importância de nossas datas e símbolos. Nossa bandeira registra mundialmente nossas belezas e nosso lema, que possamos sempre respeitar nosso símbolo maior.” – disse Kawai.

Câmara Pedro Kawai

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas