
Vereador denuncia descarte irregular de lixo em área verde
Propositura questiona ausência de engenheiro no SESMT e de exames periódicos
Trevisan Jr. (PL)
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Informações ao Executivo sobre a ausência de Engenheiro de Segurança do Trabalho no SESMT e a falta de exames médicos periódicos aos servidores públicos municipais foram solicitadas por meio do requerimento 606/2025, de autoria do vereador Laércio Trevisan Júnior (PL). A propositura foi aprovada durante a 35ª Reunião Ordinária de 2025, realizada na noite desta segunda-feira (16).
No documento, o parlamentar destaca que a Norma Regulamentadora nº 4 (NR-4) do Ministério do Trabalho e Emprego estabelece a obrigatoriedade de constituição do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) em órgãos públicos, conforme o número de empregados e o grau de risco das atividades. O SESMT tem a função de elaborar e implementar programas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, além de acompanhar a saúde dos trabalhadores.
Trevisan Jr. justifica a solicitação com base em informações recebidas por seu gabinete, que apontam a ausência de um Engenheiro de Segurança do Trabalho no SESMT desde 31 de dezembro de 2024, o que comprometeria a atuação técnica do serviço. Além disso, o vereador menciona relatos de que os exames médicos periódicos dos servidores públicos não são realizados há quase cinco anos.
No requerimento, o parlamentar questiona se o Município conta atualmente com um Engenheiro de Segurança do Trabalho vinculado ao SESMT e, em caso negativo, desde quando o cargo está vago e se há processo para sua contratação. Ele também solicita informações sobre a composição atual do SESMT, incluindo cargos e organograma funcional, e pergunta quando foi o último ciclo de exames médicos periódicos realizados, quantos servidores foram atendidos, qual empresa ou profissional os conduziu e quais foram os custos envolvidos.
O vereador indaga ainda se há planejamento e verba para a retomada dos exames em 2025, se o Município possui um Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) atualizado e se há relatórios de afastamentos por acidentes, doenças ocupacionais ou DORT/LER nos últimos cinco anos. Por fim, ele pergunta quais ações o Executivo tem adotado para garantir a atuação do SESMT conforme as normas e se há medidas para evitar sanções por descumprimento das regras de saúde e segurança do trabalho.
Após a aprovação do requerimento, o vereador Pedro Kawai informou que tinha uma visita marcada ao SESMT para ver o que “de fato está acontecendo” e parabenizou o vereador Trevisan Jr. pela iniciativa.
Vereador denuncia descarte irregular de lixo em área verde
Vereador discute estação elevatória no Itaperu
Solenidade na Paulista celebra os 93 anos da Revolução de 1932
Vereador mira projeto para incentivar inclusão no mercado de trabalho
Vereador cobra recapeamento e drenagem para ruas do bairro Castelinho
Vereador reforça pedidos de melhorias em área de lazer do Santa Rosa
Trancistas recebem Prêmio Raízes Afropiracicabanas
Ações contra a pedofilia aproximam vereadores
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Requerimento mira as condições do imóvel que abriga a Farmácia de Alto Custo