EM PIRACICABA (SP) 16 DE MARÇO DE 2021

Reunião discute solicitações referentes à assistência social na cidade

Vereadora Rai de Almeida (PT) e a secretária Maria Euclídia Fioravanti conversaram sobre situação da Assistência Social no Município.




Toque na imagem para aumentar

Reunião ocorreu on-line, na tarde desta segunda-feira (15)

Crédito: Assessoria parlamentar


Em encontro online, ocorrido na tarde desta segunda-feira (15), a vereadora Rai de Almeida (PT) e parte de seu gabinete puderam apresentar à secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Piracicaba, Maria Euclídia Fioravanti, uma série de propostas e solicitações referentes à assistência social na cidade de Piracicaba – bem como puderam conhecer mais de perto a situação em que se encontra essa secretaria e sua área. 

Na pauta do encontro, Rai de Almeida propôs o estabelecimento de parcerias da Secretaria com a Procuradoria Especial da Mulher na Câmara, falou sobre a retomada do fornecimento da cesta básica para todos os atendidos pela secretaria, comentou acerca da necessidade de atenção às pessoas em situação de rua que se avolumam pela cidade, abordou a questão do funcionamento dos restaurantes populares, externou sua preocupação com a situação dos núcleos de ocupações – em torno de 60 núcleos que precisam de atenção e cuidados –, e perguntou sobre projetos de geração de renda e o desenvolvimento de políticas, propondo à secretaria a criação de mais cooperativas de trabalho em Piracicaba.

À vereadora, a secretária afirmou que o momento que se vive é muito delicado – por causa da pandemia. Maria Euclídia disse ainda que “estamos atravessando um momento crítico, porque a secretaria está precarizada em termos de número de servidores. Há muita coisa para ser reestruturada. Faltam funcionários até para serviços mínimos” – afirmou. “Passamos por situações de ter de encerrar alguns serviços por falta de servidores e estrutura adequada” – comentou a secretária.  De acordo com a Maria Euclídia Fioravanti, a primeira providência por ela tomada foi a de buscar estruturar o serviço prestado, aprimorando o que já existe e reordenando o que precisa se reordenado. “Estamos em período de levantar dados. Tem até o fim do mês para entregar o plano” – completou ela.

Rai de Almeida disse também entender que estamos vivendo um momento de agravamento da situação econômica do país e que espera poder auxiliar a secretaria no que for preciso no sentido de se buscar alternativas para que essa secretaria – a qual Rai considera estratégica – possa ampliar o seu trabalho de assistência e acolhida daqueles que dela necessitam. “Nos colocamos aqui no papel de parceiros. Estamos atentos para auxiliar e ajudar a pensar criticamente ações e soluções que visem a construção de uma sociedade mais humana, mais igual e mais justa” – afirmou a vereadora.

Costupira

Presentes na segunda parte da reunião, representantes da Costupira solicitaram o apoio da SMADS para registro e fixação de um local de trabalho para a cooperativa. Atualmente, a Costupira conta com 9 cooperadas, mas não dispõe de uma sede – o que impede que a cooperativa possa ter um CNPJ e amplie sua frente e capacidade de trabalho. Contando com o apoio da secretaria, a Costupira quer poder levar oficinas e cursos também para as comunidades da cidade, além objetivar poder oferecer emprego e renda para um número maior de mulheres.

Ao grupo, a secretária prometeu tentar auxiliá-los, entendendo que a formação de cooperativas é um dos caminhos que podem abrir portas para que as condições de trabalho – e, portanto, de vida – das pessoas possa melhorar.

Cidadania Rai de Almeida

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Daniela Teixeira - MTB 61.891

Notícias relacionadas