EM PIRACICABA (SP) 12 DE SETEMBRO DE 2019

Reunião solene marca o Dia Municipal do Luthier

Evento acontece nesta sexta-feira (13), às 19h30, no Salão Nobre "Helly de Campos Melges"




Toque na imagem para aumentar

Vereador Paraná é autor de projeto de lei e requerimento sobre o assunto

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Às 19h30 desta sexta-feira (13), no Salão Nobre Helly de Campos Melges, a Câmara de Vereadores de Piracicaba realiza reunião solene para comemorar o Dia Municipal do Luthier. A iniciativa é do vereador Aldisa Vieira Marques, o Paraná (CID), que homenageará os profissionais  Antonio Augusto Vechine, Beto Nalin, Waldir Belluco, Marcelo Correia Leite, Daniel Dobre e Jonas Delamuta.

Luthiers são profissionais especializados na construção e no reparo de instrumentos musicais de cordas. “Criar um dia municipal é uma forma de demonstrar toda nossa admiração e gratidão a esses profissionais que, longe dos palcos, tem participação inegável no sucesso de músicos e musicistas”, definiu Paraná, ao lembrar ainda que "de forma artesanal, o ofício exige dedicação, paciência e conhecimento técnico".

O Dia Municipal do Luthier foi sugerido por Paraná no projeto de lei 324/2018, aprovado na Câmara em 1º de abril. A solenidade foi solicitada pelo vereador no requerimento 331/2019, votado no plenário em 29 de abril.

Além da solenidade, o público poderá visitar a exposição A Arte da Luteria, com 14 fotografias de autoria de Rodrigo Alves e sob curadoria de Fabrice Desmonts, servidores efetivos do Departamento de Comunicação. As imagens ficam em cartaz até o dia 20 e demonstram a atuação dos luthiers de Chicago, Henrike Hahn e Mitsugu Gomikawa, que estiveram em Piracicaba em 2016, para ministrar oficina sobre a arte da luteria a estudantes de música erudita.

A reunião solene pode ser acompanhada pessoalmente (rua Alferes José Caetano, 834, Centro) ou pela TV Câmara (canais 8 da Net, 9 da Vivo Fibra e 60.4 em sinal digital), pelo site www.camarapiracicaba.sp.gov.br/tv, além dos canais oficiais do Legislativo no Facebook e no Youtube.

Câmara Valdir Marques

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas