EM PIRACICABA (SP) 13 DE AGOSTO DE 2019

Revitalização de APP no Santa Rosa motiva requerimento

Propositura foi aprovada na noite desta segunda-feira (12), na 41ª reunião ordinária




Toque na imagem para aumentar

Requerimento é de autoria da vereadora Coronel Adriana

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


De autoria da vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), o requerimento 612/2019 foi aprovado na noite desta segunda-feira (12), na 41ª reunião ordinária. Na propositura, a parlamentar solicita informações do Executivo sobre a revitalização da área verde da rua Santo Bueloni, no bairro Santa Rosa.

Segundo a vereadora, os moradores do bairro a procuraram para solicitar melhorias no local, pois se trata de uma área verde de preservação permanente (APP), com nascente e curso d’água reconhecido como ranário, que possui 12.844.5 metros quadrados.

A vereadora também conta que tal solicitação se deve ao fato de que há mais de 30 anos, desde a fundação do bairro, a população anseia por ações efetivas de órgãos públicos, de forma a estimular a utilização com a preservação da área. 

“Em 22 de maio de 2018 visitei o local, juntamente com o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Machado Menten, e, acompanhada da população local, encaminhei pessoalmente as demandas, como a de criação de uma praça, a instalação de academia ao ar livre, de postes de iluminação, bem como a manutenção geral do local”, contou.

Segundo a parlamentar, na ocasião, o secretário constatou a necessidade da revitalização da área verde, da realização dos serviços de limpeza, capinação e instalação de postes de iluminação para garantir a preservação do local e melhorar a qualidade de vida dos moradores do entorno.

Com o intuito de formatizar as solicitações, a Coronel encaminhou a indicação 1.556/2018, mas a ação do Executivo se resumiu a capinação e limpeza, e a Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) não a informou sobre as tratativas para a revitalização

“Conversei pessoalmente com profissionais da Sedema, que me informaram de que não havia projeto, licitação ou verba para a revitalização da área verde, nos anos de 2018 e 2019. O secretário Menten prometeu as melhorias à população, durante sua visita”, ressaltou Coronel.

Em 3 de setembro de 2018, a parlamentar solicitou que fossem instalados postes de iluminação entre as ruas Santo Bueloni Filho e Mário Thomazi, na entrada do bairro, e no trecho inicial da área verde. A instalação foi realizada, porém, para isso, a Sedema cortou uma árvore, mas deixou troncos e entulhos no local. Por isso, a parlamentar protocolou a indicação 1.640/2018, que solicitava a capinação, limpeza e retirada do entulho de corte de árvore, o que ocorreu em 20 de dezembro de 2018.

Em janeiro deste ano, a vereadora visitou novamente o local, com uma engenheira da Sedema, que a informou que para solucionar a questão do mato seria necessário o plantio de grama, bem como de árvores de pequeno porte, que não impeçam a iluminação.

Coronel Adriana quer saber se há projeto para a revitalização da área verde. Se sim, ela questiona quem é o responsável, quais ações estão programadas e quando elas serão desencadeadas.

A vereadora também pergunta, caso a resposta seja negativa, o que será feito para solucionar o problema.

Legislativo Adriana Nunes

Texto:  Ana Caroline Lopes
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas