EM PIRACICABA (SP) 07 DE JULHO DE 2020

Rotatória no bairro Pompeia receberá nome de imigrante italiano

Propositura é de autoria do vereador José Aparecido Longatto




Toque na imagem para aumentar

Aprovação de propositura ocorreu na noite desta segunda-feira (6)

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Com a aprovação do projeto de lei 39/2020, de autoria do vereador José Aparecido Longatto (PSDB), será denominada de Ermete Galesi a rotatória localizada na confluência da avenida Pompeia com o prolongamento da avenida Antonio Fazanaro, no bairro Pompéia. A propositura foi votada na noite desta segunda-feira (6), nas 21ª e 22ª reuniões extraordinárias.

O italiano Ermette Malachia Galesi nasceu em 12 de janeiro de 1872 e aos 16 anos chegou ao Brasil, empregando-se como agricultor na Fazenda Taquaral, local onde tornou-se administrador.

Em 1891 casou-se com Maria Ferrari, com quem havia estabelecido forte laço de amizade ainda no navio de imigrantes italianos que atracou no Porto de Santos, em 5 de fevereiro de 1888. Ermette e Maria tiveram 12 filhos: Edwirges, Ernesto, Irene, Francisco, José, Catarina, Domingos, Amélia, Inês, Olga, Julieta e Maria Isabel; todos falecidos.

A fazenda, como contou Longatto, vez por outra era visitada pelos frades capuchinhos, quase todos italianos, que recolhiam donativos e com quem construiu fortes laços de amizades. Ermette recolhia todos em sua casa. “Sofria calado com fortes dores no estômago. Numa das visitas à fazenda, os capuchinhos, ao verem o estado de saúde, lhe entregaram uma novena, publicada na revista Il Rosário e la Nuova Pompei, pedindo a graça da cura com a intercessão de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia. Com a graça alcançada, começou a ajudar os pobres, os negros que haviam sido libertos da escravidão e ficaram largados à própria sorte, doentes de lepra e tuberculose, moradores dos arredores da fazenda, cuidando deles em sua própria casa”, contou o parlamentar.

Assim, Ermette conheceu Bartolo Longo, aquele quem havia desenvolvido a revista. Tornou-se associado da obra, desenvolvida no Vale da Pompéia, e passou a se corresponder com Bartolo.

Bartolo Longo pediu a ele que construísse um santuário em Piracicaba, dedicado à Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, o que estabeleceu uma ponte entre Piracicaba e a cidade italiana Nova Pompeia. Ermette recebeu uma Benção Apostólica do Papa Pio X, por intermédio de Bartolo Longo, concordando com o pedido.

Tendo por modelo a vida de Bartolo Longo, deu origem em 8 de setembro de 1905, o Círculo Católico Nossa Senhora da Pompeia de Piracicaba, sob a presidência de Ermette, com objetivo principal de fornecer educação religiosa e social para a juventude. 

Legislativo José Longatto

Texto:  Ana Caroline Lopes
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas