EM PIRACICABA (SP) 20 DE AGOSTO DE 2019

Sempre foi desejo do meu coração, diz Eliete Nunes, agora piracicabana

Secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social recebeu o título, proposto pelo vereador Paraná, em cerimônia que lotou o salão nobre da Câmara, nesta terça.




Toque na imagem para aumentar

Título de "Cidadã Piracicabana" foi entregue na noite desta terça-feira, no salão nobre da Câmara

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946





Exatos 57 anos e 156 quilômetros separam a São Paulo onde Eliete Nunes Fernandes da Silva nasceu, em 20 de agosto de 1962, da cidade em que ela consolidou sua carreira e que a confirmou como filha na noite desta terça-feira, de seu aniversário. Titular da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), ela recebeu da Câmara, por iniciativa do vereador Aldisa Vieira Marques, o Paraná (CID), o título de "Cidadã Piracicabana".

O grande número de pessoas que compareceram à solenidade ––muitas tendo que ser acomodadas do lado de fora do salão nobre, lotado–– emocionou Eliete, rodeada por familiares, amigos formados desde que se fixou em Piracicaba, em 1988, colegas de secretariado da gestão Barjas Negri (PSDB) e representantes de conselhos municipais, de entidades assistenciais e de projetos sociais com os quais a Smads dialoga.

"Não existiria título nenhum se não fossem vocês", disse Eliete, que, antes, contou que ser acolhida como cidadã piracicabana "sempre foi desejo" do seu coração.

"Eu não imaginava ser secretária, não tinha a ideia de que poderia estar à frente de uma pasta. E foi a equipe do deputado estadual Roberto Morais que enxergou em mim a capacidade de poder ser uma gestora", contou, para em seguida reverenciar seus comandados. "Só é possível tocar a secretaria por conta da capacidade técnica da equipe: todos, sem exceção, me fizeram chegar aonde cheguei na área de assistência social. Tenho muito orgulho."

Eliete agradeceu aos que, como classificou, contribuíram na "construção" de quem se tornou, a exemplo de sua família ("Tenho origem humilde e muito respeito por isso"), de seu pai ("Sou muito grata, dono de uma inteligência ímpar"), da Santa Casa ("Foi meu primeiro emprego na cidade, como enfermeira") e de Maria Aparecida Germek, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social ("Foi minha primeira professora na área de assistência social e, a partir daí, comecei a desvendar esse novo território"). "Sou fruto de todos vocês", arrematou.

Ao agradecer a iniciativa de Paraná em homenageá-la, Eliete comentou como a assistência social tornou-se ponto comum entre ambos. "Sua humildade, capacidade e origem me fazem acreditar que a nossa política de assistência social transforma a vida das pessoas. Tenho orgulho muito grande de ter sido o senhor o autor dessa propositura. Sua trajetória de vida tem muito a ver com o trabalho que desenvolvemos hoje, de política pública de assistência social, de dar autonomia e acreditar no ser humano."

Paraná, que viveu em situação de rua em Indaiatuba (SP), fez um paralelo com a atuação de Eliete na assistência social. "O que me chama mais a atenção nessa homenagem é que Eliete trabalha numa área onde eu estive uma vez, sendo morador de rua." Ele recordou o primeiro contato que teve, como vereador, com a secretária. "Eliete me atendeu como se fosse uma irmã minha. A vez em que a convidei para ir comigo à rua, conversar com os moradores, ela falou: 'Só se for agora'", enalteceu.

O presidente da Câmara, Gilmar Rotta (MDB), fez elogios a Paraná ("Homem que não esqueceu as raízes") e a Eliete. "Em todos esses anos, vem tendo um olhar especial para Piracicaba e para as ações de que o povo necessita. Venceu aqui profissionalmente e, como secretária do município, com sua equipe, está vendo as dificuldades por que Piracicaba passa dentro de sua área e procurando resolver os problemas da melhor forma possível."

"Eliete está sempre procurando dar atenção. Sabe que por trás da entidade que a procura, do cobertor furado na mão de alguém carente, existe um coração batendo; por isso, faz esse trabalho e se dedica. As mais de 350 pessoas que estão aqui reconhecem você como mãe, profissional, secretária e pessoa que pode ser procurada porque tem a mão para estender. Hoje quem fala que você é filha de Piracicaba é a população, pois o que fazemos aqui é em nome dela", completou o presidente da Câmara.

Maria Aparecida Germeck lembrou quando Eliete assumiu, em 2013, a hoje denominada Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. "Desde sua posse, procurou órgãos de outras instâncias, demonstrou determinação em seu compromisso de transformação da vida dos que mais precisam. Sempre foi preocupada com a população em situação de vulnerabilidade."

A representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social ressaltou a liderança de Eliete na Smads. "Para coordenar uma secretaria, se não valorizar as pessoas que fazem o trabalho, você não consegue andar, porque elas precisam se sentir motivadas. E Eliete vem cumprindo sua missão com nota 10, fruto de muita persistência, empenho pessoal, planejamento e ações diárias até a conquista do objetivo maior, que são os serviços."

Representando o Executivo, o gerente de desenvolvimento econômico da Secretaria Municipal de Governo, Pedro Cruz, disse que a cidade se beneficia com a capacidade de Eliete como gestora. "Precisamos das mulheres, que vêm atuando cada vez mais na sociedade, como você, que faz a diferença nessa secretaria. Torço por você; com essa determinação chegará aonde tanto almeja."

A solenidade contou com a presença dos secretários municipais de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, e de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Machado Menten; do presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), José Rubens Françoso; do provedor da Santa Casa, João Orlando Pavão; do delegado da Junta de Serviço Militar de Piracicaba, primeiro-tenente Júlio Moacir da Silva Fagundes; e do chefe de instrução do Tiro de Guerra local, Wolmer Luiz de Oliveira Santos. O coral Cante e Encante, do Centro Social de Assistência e Cultura da Paróquia São José, e Patrícia Gomes responderam pelas apresentações musicais.

Valdir Marques Homenagem

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas