EM PIRACICABA (SP) 04 DE DEZEMBRO DE 2018

Série entrevista técnico da equipe local do Basquete sobre Rodas

Com mediação do vereador André Bandeira, entrevista abordou a importância do esporte para desenvolvimento e inclusão da pessoa com deficiência




Toque na imagem para aumentar

Entrevista faz parte da comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Daniel Mizuhira, técnico do Basquete em Cadeira de Rodas da AAPP (Associação dos Amigos e Paradesportistas de Piracicaba), foi o segundo convidado para a série de entrevistas realizada pelo Fórum Permanente da Pessoa com Deficiência. Mediado pelo vereador André Bandeira (PSDB), o bate-papo aconteceu na tarde desta terça-feira (4), no Salão Nobre Helly de Campos Melges da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Com transmissão ao vivo pela TV Câmara, Mizuhira falou sobre os treinos, realizados às terças e quintas-feiras das 19h às 21h. “Só assistindo um jogo para ver a dinâmica da atividade. É um emaranhado de situações que envolve a pessoa”, conta.

“O que diferencia é ver que as pernas dos atletas são as rodas”, complementa. O técnico explicou que a classificação funcional difere do basquete tradicional, como uma forma de garantir a igualdade de disputa. “A pontuação vai de 1 a 4,5 e é dada conforme a deficiência do atleta. Como técnico, seleciono cinco atletas que juntos devem somar 14 pontos.”

Mizuhira também destacou a conquista do terceiro lugar no Campeonato Paulista de Basquete sobre Rodas, na série Bronze, depois de dois anos sem competir. Além disso, ele divulgou as apresentações da equipe para divulgar o esporte e falou sobre a aprovação de dois projetos que agora estão em fase de captação de recursos financeiros.

“O mais difícil nesse ramo é conseguir a aprovação e eles conseguiram para dois projetos. Agora é preciso ressaltar a importância de valorizar o esporte na cidade e batalhar pela captação de recursos”, argumenta o vereador André Bandeira.

O técnico, que iniciou na AAPP como estagiário e hoje treina 18 atletas, compartilhou a paixão pelo esporte e disse que o objetivo é formar pessoas. “Independente de ganhar um jogo ou não, eu quero formar cidadãos”.

O vereador André Bandeira destaca a função do esporte como busca do bem-estar e social. “É importante a pessoa estar de bem consigo mesma. O benefício que o esporte traz é essencial. É uma das melhores formas de inclusão”, conclui o parlamentar.

PROGRAMAÇÃO – A série de entrevistas segue até quinta-feira (6) e pode ser acompanhada pelos canais 60.4 da TV digital, 8 da NET e 9 da Vivo Fibra e pelos perfis da Câmara no Facebook e YouTube.

Quarta-feira (5) – 10h: Regiane Momesso, mãe de uma criança com deficiência, e Neto Guidotti, psicólogo e amputado.

Quinta-feira (6) – 8h: Andrea Almeida, coordenadora da Avistar (Associação de Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual de Piracicaba).

Fórum Pessoa com Deficiência André Bandeira

Texto:  Débora Bontorim Saia
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas