EM PIRACICABA (SP) 13 DE SETEMBRO DE 2019

Serra defende criação de Central de Intérpretes de Libras na cidade

Vereador utilizou os 10 minutos regimentais na noite desta quinta-feira (12), na 50ª reunião ordinária




Toque na imagem para aumentar

Vereador destacou que Central de Intérprete de Libras auxiliará comunidade surda

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




Na noite desta quinta-feira (12), na 50ª reunião ordinária, o vereador Paulo Serra (CID) utilizou os 10 minutos regimentais para reforçar a importância de uma Central de Intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em Piracicaba. O parlamentar relembrou as falas da munícipe Raquel Moreno, na última segunda-feira (9), que abordou o assunto de diversidade surda, na Tribuna Popular.

Serra contou que em janeiro deste ano esteve em uma reunião com membros da comunidade surda de Piracicaba, na qual ouviu as reivindicações relacionadas aos problemas de inclusão em espaços da cidade, como em unidades de saúde, bancos e cartórios. “Na área da saúde é bem mais crítica, porque eles não conseguem entender os médicos e os médicos não conseguem entender o que eles estão passando. Isso pode gerar um diagnóstico errado, uma prescrição errada e um erro fatal”, disse.

O parlamentar contou que, logo em seguida, realizou uma reunião com Eliete Nunes, secretária da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), para pensar na elaboração de uma casa de apoio para eles, porém, até o momento, não teve nenhuma conclusão. Serra relembrou que a reunião se baseou em viabilizar a existência de uma Central de Intérpretes em Piracicaba, que atuaria com serviço de acompanhamento de pessoas surdas em consultas médicas, audiência e outras atividades.

“Os médicos mechem com vidas e isso é uma coisa muito importante. Eles têm que saber qual é a queixa e qual é o tipo de queixa. Se eu não entendo os sinais, como vou entender o que o surdo e o mudo está sentindo, reclamando?. Outro ponto também é qual orientação eu vou dar se eu não sei nem o que ele está precisando?", indagou o parlamentar, que também é médico.

Em abril deste ano, Paulo Serra foi até Campinas para visitar a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, onde se reuniu com a tradutora e intérprete de Libras Josie Ananiuas e seu superior Paulo Guimarães, ambos servidores da prefeitura da cidade. “Eu acho que poderia criar um serviço semelhante aqui”, reforçou.

O parlamentar citou que é autor da indicação 1.812/2019, que pede ao Executivo a criação dessa central, expondo as vantagens e inclusão que essa melhoria traria à comunidade surda de Piracicaba, além de pontuar que é obrigação do poder público promover a inclusão e a garantia dos direitos básicos dessas pessoas.

Serra também reforçou que deu entrada também proposta de emenda ao projeto de lei 141/2019, para o complemento da Central de Intérpretes, na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias de Piracicaba) para o ano de 2020.

“Nós precisamos do apoio de todos e unir esforços para que realmente possamos fazer algo a essa população, que há muito tempo vem reivindicando esse apoio e não tem”, disse.

FUNDO PARTIDÁRIO -  Paulo Serra criticou, ao final de sua fala, o aumento de R$ 1,8 bilhão para R$ 3 bilhões do fundo partidário de senadores e deputados. “Em uma crise que estamos no Brasil, pessoas morrendo na fila dos prontos socorros, a educação um lixo e esses senadores e deputados discutindo para aumentar o fundo partidário? Eles deveriam discutir para retirar e esse dinheiro ser levado para a educação e para a saúde”, disse.

Serra fez apelo aos parlamentares e mencionou que é preciso ter consciência sobre a questão, por ele classificada como um crime. “Cada partido pegue os seus filiados e faça a campanha política de acordo com eles. Isso é mais honesto e mais digno."

Legislativo Paulo Serra

Texto:  Ana Caroline Lopes
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas