EM PIRACICABA (SP) 28 DE JUNHO DE 2013

Silvana do Amaral Veríssimo será homenageada pela Câmara

A piracicabana Silvana Veríssimo do Amaral, do Grupo de Mulheres Negras Nzinga Mbandi receberá, em julho, o prêmio cedido pela organização Institute Black Latin Afr (...)




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


A piracicabana Silvana Veríssimo do Amaral, do Grupo de Mulheres Negras Nzinga Mbandi receberá, em julho, o prêmio cedido pela organização Institute Black Latin Afro Diaspora Celine Cruz, sediada em Nova York, EUA, por sua conjuntura na luta contra o racismo. Sabendo da importância do prêmio, alcançado pela primeira vez por uma brasileira, a militante receberá da Câmara a Moção de Aplausos 140/13, por indicação do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT).

Silvana atua há 25 anos na em prol da mulher negra e do combate ao racismo, hoje ocupa várias atividades e posições nesse contexto, é membro do Comitê de Articulação e Monitoramento do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres – PNPM; do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, representando a mulher negra; e do Fórum Nacional de Mulheres Negras.

O Prêmio Institute Black Latin Afro Diaspora Celine Cruz é cedido às pessoas da América Latina e Caribe que se destacam pelas luta contra a discriminação racial. A indicação da Piracicabana ao prêmio, aconteceu por intermédio de duas alunas do Instituto, Helison Drauye e Meredith Jonsh, que estiveram no Brasil entre os anos de 2009 a 2012 estudando comunidades negras. Em meio as atividades,conheceram Silvana em um seminário de mulheres negras, desde então, começaram a participar da maioria das atividades organizadas por ela.As estudantes ficaram impressionadas com a habilidade de mobilização, interlocução e articulação com os demais movimentos e organizações, a crença na transformação social, determinação, valorização do ser humano e principalmente, a simplicidade, transmitida pela palestrante.

Silvana do Amaral Veríssimo é reconhecida no Brasil e no exterior como uma das ativistas mais atuantes e mais notáveis do movimento negro feminino. Com senso de luta intenso e disposição para andar pelo mundo atrás do objetivo maior de representar o país e não deixar que as lutas da raça negra sejam esquecidas.

Texto: Juliana Goulart – Estagiária
(Postado sob supervisão de Erich Vallim Vicente MTb 40.337)
Foto: Fabrice Desmonts MTb 22.946

José Paiva Homenagem

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas