EM PIRACICABA (SP) 15 DE SETEMBRO DE 2017

Soldados atiradores do Tiro de Guerra conhecem o Legislativo

Grupo participou do projeto, nesta sexta-feira, a convite de Longatto.




Toque na imagem para aumentar

Soldados atiradores do Tiro de Guerra participaram do "Conheça o Legislativo"

Crédito: Laura Leite


Aproximadamente 30 soldados atiradores do Tiro de Guerra de Piracicaba participaram do "Conheça o Legislativo", na manhã desta sexta-feira (15). A convite do vereador José Aparecido Longatto (PSDB), o grupo assistiu a palestras que contaram a história da formação das Câmaras, a divisão dos três poderes e a importância da criação de leis para a sociedade. Ao final, os atiradores participaram da simulação de uma reunião ordinária.

Gabriela Viccino, estudante de História e estagiária do Departamento de Documentação e Arquivo, falou sobre a formação das Câmaras. Bruno Didoné de Oliveira, funcionário do Departamento Jurídico, explicou a divisão e a função dos três poderes. Por fim, os soldados receberam a orientação de James Granziol, servidor do Departamento Legislativo, para simularem uma reunião ordinária, em que discutiram um projeto de lei fictício, que propunha a redução da maioridade penal.

O projeto foi aprovado com o voto de minerva do soldado que estava representando o presidente da Câmara: no total, foram 12 votos a favor e 11 contrários.

O subtenente Barbosa, que estava acompanhando os soldados, posicionou-se contrário ao projeto proposto. Segundo ele, "a redução da maioridade penal não seria ideal em razão da superlotação das cadeias". "Não adianta prender e não ter como melhorar, de alguma forma, a vida dos adolescentes", disse.

"Nós, do Exército, somos apartidários; buscamos apenas o bem da população. Participar de programas como o de hoje é um investimento na educação social dos jovens", reforçou o subtenente.

Os atiradores Hiago e Willian agradeceram a oportunidade em nome de todos e reforçaram a importância de terem passado pela experiência de poder conhecer, de perto, como funcionam as votações na Câmara e o processo de criação de um projeto de lei.

José Longatto Conheça o Legislativo

Texto:  Maira Bacellar
Revisão:  Redação

Notícias relacionadas