EM PIRACICABA (SP) 09 DE DEZEMBRO DE 2019

Solenidade nesta terça marca os ’16 Dias de Ativismo’ contra violência

Homenagens a oito mulheres serão feitas pela vereadora Nancy Thame




Toque na imagem para aumentar

Evento tem início previsto para as 19h30, com transmissão ao vivo pela TV Câmara

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Às 19h30 desta terça-feira (10), no Salão Nobre Helly de Campos Melges, acontece a reunião solene que marca os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, instituído pelo decreto legislativo 14/2017, de autoria da vereadora Nancy Thame (PSDB).

A mesa-redonda “Uma reflexão sobre os Direitos Humanos e os Direitos das mulheres” dará início à solenidade, com a participação da Promotora Legal Popular, Rebeca Henrique; a pedagoga e doutoranda em educação escolar pela Unesp, Marília Frassetto; e a professora Heliani Berlato, da Esalq-USP.

Ainda nesta noite, serão entregues oito homenagens alusivas ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha.

As homenageadas são a líder comunitária Cleusa Maria Adão Aguiar (Dona Cleusa); a cabeleireira Conceição Aparecida Nascimento Sandoval (a Ceiça); a diretora-presidente da Cooperativa Reciclador Solidário de Piracicaba, Ednalva Inês Correa Souza; a funcionária pública Fátima Aparecida Eugênio, que integra o Grupo de Mulheres Negras e o Promotoras Legais Populares; a organizadora de casamentos Helena Mendes Souza; a missionária Rosa Nair Carlos, que desenvolve trabalhos na diretoria do Colégio Baronesa de Rezende e Pastoral Afro da Diocese de Piracicaba; a funcionária pública Maria Ivete Araújo, chefe do programa MovimentAção Cultural; e a educadora e artesã Miriam Mariano Pedroso.

Este é o segundo ano que a vereadora faz as homenagens, sempre construídas por meio de parcerias com instituições da cidade que trabalham com a temática da mulher, mais especificamente com o recorte de gênero e etnia. 

É de sua autoria a proposta que deu origem ao decreto legislativo 11/2017, para que o município lembre, a cada ano, o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. A data faz parte de um marco internacional na luta e resistência das mulheres negras contra a opressão de gênero, o racismo e a desigualdade socioeconômica.

A solenidade pode ser acompanhada pela TV Câmara (nos canais 4 da Net, 9 da Vivo Fibra e 60.4 em sinal digital), pelo site www.camarapiracicaba.sp.gov.br/tv ou por meio dos canais oficiais do Legislativo no Facebook e no Youtube. A população também pode assistir à reunião pessoalmente (rua Alferes José Caetano, 834, Centro).

LEIA MAIS
- Reunião aborda importância da discussão sobre direitos da mulher negra
Realizada pela 1ª vez, solenidade homenageia mulheres negras




Câmara Nancy Thame

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas