EM PIRACICABA (SP) 03 DE OUTUBRO DE 2019

Solenidade resgata história comunitária da EM Maria Canale Angeleli

Unidade de ensino infantil do Distrito de Santa Teresinha foi construída por trabalho voluntário de moradores daquela região




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


“Eu me recordo, quando o pessoal se dedicava para construir a escola, muitos diziam que aquilo que era ser puxa-saco do prefeito, mas não era. Foi, sim, uma linda atitude! Hoje comemoramos 25 anos desta história.” 

O discurso emocionado do vereador José Aparecido Longatto (PSDB), na noite desta quarta-feira (2), durante a solenidade de 25 anos da Escola Municipal Maria Canale Angeleli, no Distrito de Santa Teresinha, deu a tônica do evento, que, além de comemorar a unidade de ensino, resgatou a história da comunidade. 

Tudo começou com a reivindicação, em 1982, conduzida pelo então presidente da Comissão dos bairros IAA e Jardim Taiguara, Paulo Cerimaco. Ao longo dos anos 1980, diversas reuniões foram feitas com o poder público, com o intuito de sensibilizar pela necessidade de construir a creche.

Em 1988, ganhou impulso com a formação da Pastoral da Criança da Comunidade São Paulo Apóstolo. As mães reclamavam a falta da unidade, porque precisavam trabalhar e a creche de Santa Teresinha era longe e não tinha vagas para todos. 

Na ocasião, foi realizado um abaixo-assinado com 1.500 assinaturas, coletadas em vários bairros e a comunidade manteve com reuniões permanentes com o poder público, na tentativa de buscar os investimentos e sensibilizar em torno da necessidade da construção da creche no bairro. 

Em 1993, depois de tanto insistir, a comunidade – no período, sob a condução do vereador José Aparecido Longatto – conquistou o compromisso do secretário de Educação da época, Humberto de Campos, que, junto com empresários da cidade, disponibilizou os materiais para a construção da EM Maria Canale Angelelli. 

A inauguração ocorreu em 29 de agosto de 1994, na rua João Pedro Correa, 810, no bairro Parque das Indústrias (IAA), no Distrito de Santa Teresinha. 

Vinte e cinco anos depois, a comunidade comemora não só um espaço físico adequado para receber 228 crianças, de zero a cinco anos. Mais do que isso: a Escola Municipal Maria Canale Angelelli é um símbolo da luta do bairro, com o intuito de proporcionar educação de qualidade para suas famílias. 

“Muitos que vieram trabalhar aqui para construir a escola, nem tinham filho, mas contribuir para o futuro da comunidade em si, e isso é louvável”, disse Longatto. 

Na reunião solene, foram penduradas diversas fotos do período de construção e, ainda, foi lido o nome de cada um dos voluntários que contribuíram para edificar a unidade de ensino. São eles: José Roberto Regonha, Luiz Santin, Aparecido Carlos Cavalari, José Manoel da Silva, José Valdemir de Souza, José Irineu Balotta, Antonio Pereira de Oliveira, João Barrioni Filho, Amauri Togni, Juraci da Mata Carneiro, José Nascimento, Oswaldo Lopez, Edmilson Fonseca, Afonso Silva, Clarivaldo Miguel Luiz, Paulo Cristóvão Marim, Juraci Firmino, Claudemir Togni, Edson Laerte Reame, Fernando Melotto, Arquimedes Rodi, Donizete Aparecido de Mello, Sebastião Sérgio Zambom, Benedito Sebastião da Silva (o Ditão, membro do Conselho de Escola até os dias atuais), Antonio Dionizio Batista, João Domingos de Lemos, Jucelino Alves da Silva, Dionízio Assis Santos, Ademir Jesus da Cunha e Longatto. 

“Eu me sinto privilegiada em fazer parte desta comunidade e, hoje, estar à frente da escola justamente na Bodas de Prata, nos 25 anos de fundação”, disse a diretora Janinne Dayana Galhardo Athanasio. “Eu agradeço a cada um que ajudaram a construir a unidade, assim como todas as diretoras, educadoras, alunos e famílias que, dia-a-dia, contribuíram de alguma forma para chegarmos até aqui”, disse. 

Janinne foi reconhecida pelo trabalho e também recebeu moção de aplausos de inciativa do vereador André Bandeira, co-autor da solenidade aos 25 anos. 

O parlamentar reconheceu a atuação de Longatto e destacou a importância de investir na educação. “É só assim que conseguiremos um País melhor, com ensinamento de qualidade”, disse. 

Também foram homenageadas as diretoras do passado: Maria Celeste Libório (1994-1995); Cecília Adriane (1995-1999); Maria da Graça Vitorino de Paula (1999-2007); Valdice Luziano Penteado (2007-2008); Evanilda Pereira Clemente (2008-2010); Viviane Regina Gimenes Cavalcante (2010-2014); Josiane Jaqueline Mathias (2014-2015); e Micaele Bariotto (2015-2016).

André Bandeira José Longatto Homenagem

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas