EM PIRACICABA (SP) 11 DE SETEMBRO DE 2020

Tabu da pessoa com deficiência será um dos temas do Câmara Convida

Raquel Moreno e Ivone de Oliveira participam no início da tarde de hoje (10) da programação do projeto "Setembro Verde e Azul", na TV Câmara - 11.3 UHF




Toque na imagem para aumentar

Raquel Moreno - ao lado esquerdo da tela - falou de sua superação ao ter ficado surda aos 17 anos. (foto: Emerson Pigosso / TV Legislativa)




Ela ficou surda aos 17 anos, quando perdeu 100% a audição de um dos ouvidos. Não demorou para que o outro ouvido fosse afetado e Raquel Moreno se visse obrigada a aprender a Libras (Língua Brasileira de Sinais). A história de superação da secretária do Comdef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência) será retratada na edição do “Câmara Convida” que vai ao ar logo mais às 12h na TV Câmara, que é sintonizada na frequência de 11.3 UHF.

“Como eu havia ficado surda de um dos ouvidos aos 17 anos, ainda conseguia compreender e ser compreendida porque ainda tinha o outro ouvido. A partir do momento que eu fiquei surda completamente, minha vida passou por uma transformação”, conta Raquel. Após fazer implante coclear - um dispositivo eletrônico que restaura parcialmente a audição - ela voltou a ouvir de maneira “robótica”. Ela detalha que o som que consegue compreender chega de uma forma “mecanizada”, “mas é um importante avanço porque consigo compreender”, explica a convidada, que é formada em Gestão de Negócios, sendo premiada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

“O tabu da sexualidade da pessoa com deficiência” será o tema a ser abordado por Ivone Oliveira, que é a autora do blog “A Gata de Rodas”. Cadeirante, Ivone lidera um grupo de pessoas com deficiência que participam desde 2017 da parada do orgulho LGBTQI+, na avenida Paulista, em São Paulo (SP), considerada uma das maiores do mundo.

O Câmara Convida integra as atividades do projeto de decreto legislativo 19/2020 “Setembro Verde e Azul”, de iniciativa do presidente do Legislativo, o vereador Gilmar Rotta (CID), em parceria com o Comdef e o grupo Libras Piracicaba e Região. A primeira edição especial foi levada ao ar na sexta-feira passada, sendo que, além de hoje, as duas próximas sextas-feiras também serão destinadas para os convidados relatarem, via tecnologia remota, suas superações, de modo que promovam a inclusão e acessibilidade.

O semanário é apresentado e produzido pelo jornalista da TV Câmara, Marcelo Bandeira, e vai ao ar às sextas-feiras, das 12h às 13h. A emissora legislativa está em nova nova frequência no sinal aberto da TV digital: 11.3 UHF. Na Net (canal 4) e na Vivo Fibra (canal 9) não houve alterações. O programa também será transmitido simultaneamente pelo Facebook e Youtube da Câmara, além da Rádio Câmara Web.

 

Câmara Inclusiva

Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas