EM PIRACICABA (SP) 26 DE NOVEMBRO DE 2019

Tony Azevedo receberá moção pelos 15 anos do Bloco da Ema

A homenagem, de autoria do vereador Marcos Abdala, foi aprovada nesta segunda-feira (25)




Toque na imagem para aumentar

Moção foi aprovada na 70ª reunião ordinária

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Tony Azevedo, artista visual pernambucano e criador do Bloco da Ema, receberá a moção de aplausos 220/2019, do vereador Marcos Abdala (REP), pelos 15 anos de atividade do bloco no município de Piracicaba. A propositura foi aprovada nesta segunda-feira (25), na 70ª reunião ordinária.

O Bloco da Ema foi criado em 2004, com o objetivo de mostrar aos piracicabanos a cultura carnavalesca nordestina e contribuir com o Carnaval de rua do interior. Com o passar dos anos, o bloco passou a ser tradicional em Piracicaba e, hoje, atrai moradores e turistas com suas atrações, entre elas, bonecos gigantes que homenageiam figuras históricas de Piracicaba e atividades que evidenciam o frevo, o maracatu e o samba de lenço.

O grupo se apresenta sempre na terça-feira de Carnaval, com o acompanhamento de músicos que utilizam alfaias, caixas de guerra, taróis, gonguês, ganzás, entre outros instrumentos. Nas apresentações, o grupo explora os ritmos do coco, do maracatu, da ciranda, do afoxé, do frevo, do samba de lenço e do batuque de umbigada. No próximo carnaval, o Bloco da Ema abordará o tema ‘Proposta de Valor’.

Além disso, o bloco também realiza atividades artísticas em parceria com entidades culturais e a prefeitura, na sua sede e nas periferias, durante todo o ano. As atividades têm o intuito de promover o envolvimento com a cultura popular nordestina e a cultura regional, por meio de ações que, além de ensinar os participantes a tocar um instrumento, transmitem a essência do bloco.

“Uma das principais intenções do bloco é resgatar o tradicional Carnaval de rua”, disse o vereador Marcos Abdala.

Legislativo Marcos Abdala

Texto:  Larissa Souza
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas