EM PIRACICABA (SP) 02 DE OUTUBRO DE 2019

Tozão concede moção da aplausos à Paróquia São José, nos 60 anos

A honraria foi entregue pelo vereador Osvaldo Schiavolin, o Tozão, nesta terça-feira (1º) ao padre Claudemir da Silva, em nome da Paróquia




Toque na imagem para aumentar

Câmara concede moção da aplausos à Paróquia São José, nos 60 anos

Crédito: Assessoria parlamentar


Após completar 60 anos de criação, a Paróquia São José teve o mérito reconhecido pela Câmara com a moção de aplausos 106/19, entregue em ato solene na noite desta terça-feira (1º) pelo vereador Osvaldo Airton Schiavolin, o Tozão (PSDB).

No teor da moção, o vereador Tozão destaca o início dos trabalhos da Paróquia São José, a começar pelo dia 28 de Janeiro de 1957, início da construção da Igreja, sendo que em 24 de março de 1957 contou com o primeiro bispo diocesano, Dom Ernesto de Paula, onde o templo foi abençoado e lançado a pedra fundamental.

Em 1º de outubro de 1959, em razão do crescimento populacional e da grande extensão territorial, desmembrada da Paróquia Santo Antonio, Sé Catedral da Paróquia Imaculado Coração de Maria, no bairro Pauliceia, foi criada a paróquia São José, na Paulista.

Em 17 de fevereiro de 1963, recebeu um administrador paroquial, o reverendíssimo Padre Pedro Bonella, que foi vigário e ecônomo por apenas 11 meses.

Em 1º de janeiro de 1964, na solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, presidida pelo segundo bispo diocesano Dom Aniger Francisco de Maria Melilo, tomou posse o primeiro pároco, Cônego Luiz Gonzaga Juliani.

Durante 42 anos como pároco, teve como vigário o saudoso Monsenhor Romário Pazzianotto (in memoriam).

Em 1965 foi comprado o vitral principal, localizado na fachada da matriz, onde está estampado Jesus e seu pai adotivo São José, na carpintaria, em Nazaré.

Também, no alto da parede do presbitério um mosaico, em azulejo pintado que retrata, dentro da flor de Firenzi a natividade de Jesus, em Belém.

Em 05 de fevereiro de 2006, o atual Bispo diocesano Dom Frei Fernando Mason, entregou as chaves da paróquia e deu posse ao segundo pároco, reverendíssimo Padre William Martins, que permaneceu como pároco por quatro anos.

Em 22 de janeiro de 2010, Dom Frei Fernando Mason entregou as chaves da paróquia e deu posse ao terceiro pároco, reverendíssimo Padre Marcelo Sales.

Em 07 de Fevereiro de 2014 teve inicio a reforma na matriz de São José. Durante o período da reforma, que durou 2 anos, as missas foram celebradas no salão paroquial. No dia 08 de setembro de 2016, Padre Marcelo Sales presidiu a Santa Missa de reinauguração da Matriz de São José.

Em 1º de outubro de 2018, Dom Frei Fernando Mason abriu o Ano Jubilar de 60 anos de criação da Paróquia São José.

A moção foi entregue ao padre Claudemir da Silva, em nome da Paróquia. No teor da honraria, o vereador Tozão também realça seu trabalho, por mais de 40 anos em prol das igrejas. "Acredito que é assim que devemos trabalhar, é isso que a igreja prega, o trabalho em comunidade, o diálogo, o compromisso em servir e oferecer o que temos de melhor, como na igreja." disse.

Presidiu a cerimônia o Monsenhor Ronaldo Aguarelli, em solenidade que também contou com a presença dos padres Eugenio Pessato, Marcelo Sales, Mateus Querches, Cicero Araujo, Jose Geraldo, Willian Martins, Arlon Niguissow, Fabio Silva, assessor do deputado estadual Roberto Moraes, vereador Pedro Kawai (PSDB), presidente da Câmara, Gilmar Rotta (MDB) e o reitor do Seminário, Danilo Rubia.

Osvaldo Schiavolin Homenagem

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas