EM PIRACICABA (SP) 12 DE AGOSTO DE 2020

Trabalho de cooperativa garante abastecimento de escolas

Coopi Hort reúne 60 trabalhadores, responsáveis pelo abastecimento de frutas, legumes e verduras nas escolas.




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Assessoria parlamentar


O vereador Pedro Kawai (PSDB), acompanhado do prefeito Barjas Negri (PSDB) e do secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Camilo Barioni, conferiu na manhã desta quarta-feira (12) as instalações da Coopi Hort (Cooperativa Piracicabana de Horticultores).

O presidente da cooperativa, Vanderlei Baesteiro, apresentou ao grupo o espaço, mostrando como funcionam o centro de processamento e as etapas que levam ao produto final, incluindo a separação, a higienização, o corte e a finalização, quando o produto é dividido em porções.

A Coopi Hort, inaugurada em 2018, possui cerca de 60 cooperados que são responsáveis pelo abastecimento de frutas, legumes e verduras nas escolas. O trabalho atende a legislação que determina a compra de alimentos para a merenda escolar provinda de produtores da agricultura familiar.

Os produtos, que até então eram entregues "in natura", poderão passar a ser entregues processados e higienizados. Desde o início da pandemia e a paralisação das escolas em março, a comercialização desses produtos enfrenta dificuldades.

A visita, organizada por Kawai, aconteceu para que os cooperados pudessem apresentar o trabalho que desenvolvem ao prefeito e debater sobre a possibilidade de a cooperativa alcançar novos mercados e formas de comercialização. "É uma boa cooperativa, que possui parceria com o governo do estado de São Paulo, já tem dois anos de funcionamento e está com equipamentos novos. Precisamos pensar em formas de utilizar todo esse potencial", disse Barjas Negri.

Kawai enalteceu o trabalho dos cooperados e a facilidade que o processamento de alimentos trará. "A cooperativa produz produtos de ótima qualidade e atende a legislação do fornecimento de merenda escolar. Esses novos equipamentos irão proporcionar agilidade na produção e qualidade na higienização", afirmou.

Emprego e Renda Pedro Kawai

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas