EM PIRACICABA (SP) 05 DE NOVEMBRO DE 2019

Trevisan homenageia Santa Casa por 8º Encontro de Doadores de Orgãos

Vereador é autor da moção de aplausos 184/2019




Toque na imagem para aumentar

Entrega da homenagem no Plenário Francisco Antonio Coelho ocorreu na noite desta segunda-feira

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




O 8º Encontro de Doadores e Receptores de Órgãos, que foi realizado no dia 27 de setembro deste ano, na Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba, motivou homenagem do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), na noite desta segunda-feira (4), na 64ª reunião ordinária. O parlamentar entregou a moção de aplausos 184/2019 ao provedor João Orlando Pavão e à coordenadora da Cihdott (Comissão Intra-Hospitar de Doação de Órgãos, Tecidos e Transplantados da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba), a enfermeira Jacqueline Defávari.

O 8º Encontro de Doadores e Receptores de Órgãos é organizado pela Cihdott e aconteceu duas semanas após a realização da Corrida pela Vida, que há três anos integra o calendário de ações e que a cada edição ganha força ao divulgar a importância de ser um doador de órgãos. Cerca de 2.000 pessoas participaram da última edição.

Entre os participantes do 8º Encontro, esteve a nefrologista Astrid Giorgia Zanatta, que há quase três anos passou por um transplante de rim. A insuficiência renal foi constatada quando ela ainda cursava medicina. Após quatro anos de hemodiálise e de espera por um doador, ela foi comunicada que havia um rim compatível. Após a cirurgia, permaneceu por dois meses internada, devido às complicações, que foram desde a rejeição até infecção.

Em 2018, a Santa Casa de Piracicaba recebeu um prêmio de reconhecimento da Secretaria de Estado da Saúde devido à atuação da Cihdott, como sendo a comissão que mais registrou notificações para captação de córneas no estado, no ano anterior. O resultado garantiu à Santa Casa também o Título de Hospital Amigo do Transplante.

Durante a 64ª reunião ordinária, Trevisan destacou que é importante o trabalho realizado pela Santa Casa de Piracicaba e que esteve presente durante o evento. “Nós ficamos totalmente sentimentais. Você chora quando vê as pessoas e os familiares que receberam e as pessoas que trabalharam nessa situação. É um trabalho de consciência pública que merece o o respeito desta Casa de Leis”, disse.

João Orlando Pavão, ao fazer o uso da palavra, agradeceu o parlamentar pela homenagem e alertou sobre a doação de órgãos. “É necessário que a família também autorize na hora do falecimento a doação de órgãos, mesmo que você tenha colocado na sua carteira de motorista que é um doador. Essa é uma dificuldade que nós temos no hospital porque as pessoas não conhecem a legislação”, disse.

Pavão também aproveitou o momento e convidou a todos para o Programa Sábado Sem Câncer, que oferecerá, neste sábado (9), das 8h às 16h, exames gratuitos à população para prevenção e detecção precoce do câncer de próstata. O evento será realizado pelo Cecan (Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba).

“Nós sabemos que cerca de 32 mil pessoas aguardam na fila por um transplante e nós não sabemos o que é estar nessa fila aguardando por um órgão. Nós, da Santa Casa, temos uma equipe capacitada para oferecer a família a capacidade de ser doador. Nós não persuadimos ninguém, apenas facilitamos o acesso no sentido de conscientizá-los para ser doador.Para nós foi um momento muito importante. Esse 8º Encontro foi para homenagear essa famílias, que merecem o reconhecimento por salvar tantas vidas”, reforçou Jacqueline Defávari.

Laércio Trevisan Jr Homenagem

Texto:  Ana Caroline Lopes
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas