EM PIRACICABA (SP) 13 DE AGOSTO DE 2020

TV Câmara passa ao canal 11.3 UHF digital, a partir de 29 de agosto

Portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações altera canais das emissoras de TV públicas




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações editou a portaria 486, de 5 de fevereiro de 2020, que disciplina as novas regras para utilização de canais virtuais pelas emissoras de TV. A medida atinge também a TV Câmara de Piracicaba, que hoje transmite sua programação digital no canal 60.4 UHF e que, a partir de 29 de agosto, passa ao canal 11.3 UHF.

Segundo o diretor do Departamento de TV Legislativa, Felipe Marchiori, a mudança em nada interfere na programação ou na qualidade da transmissão, mas é preciso atenção da população para fazer a sintonia do novo canal, caso opte pela sintonia programada. "A medida considera a crescente expansão dos canais legislativos e o avanço da tecnologia, que modificou os números em exibição das emissoras que compõem a Rede Legislativa de Televisão", explicou.

Segundo Marchiori, 43 municípios passam pela mesma situação, estando com novos números. Até lá, no entanto, os trabalhos legislativos transmitidos pela TV Câmara, a exemplo das reuniões ordinárias e extraordinárias, podem ser acompanhados nos canais 60.4 UHF em sinal digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra. Todas as produções da TV Câmara são também transmitidas pelos perfis oficiais do Legislativo no Facebook e no YouTube.

SISTEMA DIGITAL - A implantação do sistema digital teve início em 2012, quando a Câmara aderiu à proposta da Astral (Associação Brasileira das Televisões e Rádios Legislativas).

A inauguração oficial digital ocorreu em 14 de maio de 2013. Por meio da Rede Legislativa de TV Digital aberta, o sinal é compartilhado com as emissoras de outras esferas legislativas (TV Câmara dos Deputados, TV Alesp e TV Senado). O recurso, chamado multiprogramação, permite o tráfego de emissoras independentes de televisão na mesma sintonia.

Câmara André Bandeira Ary Pedroso Jr Carlos Gomes da Silva Dirceu Alves José Longatto Laércio Trevisan Jr Paulo Henrique Ronaldo Moschini Gilmar Rotta Matheus Erler Paulo Campos Pedro Kawai Paulo Serra Rerlison Rezende Isac Souza Jonson Oliveira Adriana Nunes Lair Braga Nancy Thame Marcos Abdala Osvaldo Schiavolin Valdir Marques Wagner Oliveira

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas