EM PIRACICABA (SP) 08 DE NOVEMBRO DE 2019

Unimep é homenageada pelos 55 anos de criação dos primeiros cursos

Vereador Gilmar Rotta entregou a moção de aplausos 188/2019




Toque na imagem para aumentar

Cláudia da Silva Santana esteve na Câmara nesta quinta-feira

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




Na noite desta quinta-feira (7), na 65ª reunião ordinária, o vereador Gilmar Rotta (MDB) entregou a moção de aplausos 188/2019 à Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), por meio da reitora Cláudia da Silva Santana, pelos 55 anos de criação dos primeiros cursos superiores ministrados no Centro, sendo eles administração, ciências contábeis e economia.

Durante a entrega, Gilmar destacou que teve a honra de estudar na instituição, tanto no campus do Colégio Piracicabano quanto na universidade, na área de exatas. “É uma instituição que fez e faz história na nossa cidade, estado e país. É uma honra entregar essa moção de aplausos a esta instituição que faz o país crescer”, disse.

Cláudia da Silva Santana agradeceu o parlamentar pela iniciativa e também cumprimentou os professores e coordenadores dos cursos que estavam na reunião. Ela reforçou que a homenagem eleva o nome da universidade e sua importância para Piracicaba. “Receber essa moção é significado de reconhecimento, acolhimento e orgulho recíproco”, disse.

Gilmar recorda, no texto da propositura, que a origem da Unimep está atrelada ao Colégio Piracicabano, pela missionaria norte-americana Martha Watts. Em maio de 1963, o diretor-geral do IEP, Chrysanto César, fez uma abaixo-assinado para a criação de uma faculdade de ciências econômicas e, em agosto, o conselho diretor vota a favor da abertura dos cursos para o ano seguinte.

No dia 1º de abril de 1964, foi promovido o primeiro vestibular com 160 candidatos, sendo realizada a aula inaugural dos cursos de economia, ciências contábeis e administração de empresas quinze dias depois.

Em 1966 é criada a faculdade de educação, e em 1967, no dia 28 de dezembro, foi promovida a formatura das turmas de economia de administração no Cine Palácio. Já em 1969, foi criada a faculdade de direito, e em 1971 foram implantadas as faculdades de filosofia, ciências e letras, a faculdade de educação física e o curso de relações públicas.

Em 10 de outubro de 1975, de acordo com o parlamentar, essa expansão resultou no reconhecimento da instituição pelo Ministério da Educação, tornando-se a primeira universidade metodista da América Latina, e em novembro recebe a autorização de funcionamento da faculdade de tecnologia com o curso de engenharia de produção.

O campus Taquaral em Piracicaba foi inaugurado em 1979, e em 1980, o campus de Santa Bárbara d’Oeste. O campus Lins foi integrado à Unimep em 1996.

Em 2006 foi criada a Rede Metodista de Educação, à qual a Unimep pertence. A rede conta com mais de 50 instituições educacionais localizadas em 10 estados brasileiros, integrando um universo de mais de 700 instituições metodistas em 67 países.

Atualmente, a Unimep oferece mais de 40 cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnológicos), além dos cursos de pós-graduação (especialização, MBAs, mestrado e doutorado). 

Gilmar Rotta Homenagem

Texto:  Ana Caroline Lopes
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas