EM PIRACICABA (SP) 21 DE AGOSTO DE 2020

Universidades e faculdades privadas demitem 17% do corpo docente

Os 198 anos da Câmara de Vereadores de Piracicaba (SP) e a demissão de docentes universitários são temas do Câmara Convida desta sexta-feira (21)




Toque na imagem para aumentar

"17% dos professores de universidades e faculdades particulares perderam seus empregos desde 2018", aponta o mestre em Negócios Internacionais, Rogério Teixeira da Cruz. (Fotos: Márcio Braga / TV Câmara)




Os 198 anos de fundação da Câmara de Vereadores de Piracicaba (SP) serão lembrados na edição do “Câmara Convida” desta sexta-feira (21), que vai ao ar logo mais ao meio-dia na TV Câmara. Fundada em 11 de agosto de 1822, o Legislativo municipal será retratado pelo diretor do Departamento de Documentação e Transparência da casa legislativa, o servidor de carreira Bruno Didoné de Oliveira. “O primeiro prédio”, diz ele, “foi construído nas proximidades onde é atualmente o coreto da praça José Bonifácio”.

Oliveira aponta que, naquela época, negros, pobres e pessoas sem nenhum grau de instrução não podiam votar. “Os vereadores eram eleitos pelas classes mais abastadas. De lá para cá, tivemos avanços muito significativos para o fortalecimento da democracia”.

O segundo bloco do programa apresenta dados alarmantes: desde 2018 está ocorrendo a demissão de professores de universidades e faculdades da iniciativa privada no Estado de São Paulo. “Cerca de 17% dos docentes perderam seus empregos”, alerta o diretor acadêmico da Faculdade Anglo, Rogério Teixeira da Cruz. Com mestrado em administração na área de negócios internacionais pela Universidade Metodista de Piracicaba, o acadêmico pontuou os principais fatores que desencadearam o fechamento de postos de trabalho nas instituições de ensino particulares nos últimos dois anos. “Um deles foi a intensificação do EAD (Educação a Distância”, revela o docente.

Apresentado pelo jornalista Marcelo Bandeira, o Câmara Convida é uma produção da TV Legislativa e vai ao ar às sextas-feiras, das 12h às 13h. A emissora é sintonizada em sinal aberto da TV digital na frequência de 60.4 UHF, além de ser transmitida pelas operadoras Net (canal 4), Vivo Fibra (canal 9) e no site camarapiracicaba.sp.gov.br no ícone “imprensa”. A atração também é reproduzida simultaneamente pelas redes sociais no Facebook e Youtube e pela Rádio Câmara Web.

 

Câmara

Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas