EM PIRACICABA (SP) 06 DE AGOSTO DE 2019

Velório de ativista do movimento negro acontece na Câmara

Ícone da luta política em Piracicaba, assistente social Sonia Maria Verissimo faleceu aos 71 anos




Toque na imagem para aumentar

Em 2013, Sonia recebeu o Título de Piracicabanus Praeclarus

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Falecida nesta terça-feira (6), aos 71 anos, a assistente social Sonia Maria Veríssima é uma das fundadoras dos grupos que deram origem ao movimento negro de Piracicaba anos 1980. O velório acontece no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, da Câmara de Vereadores, e o sepultamento será nesta quarta-feira (7), às 10h, no Cemitério da Saudade. 

Nascida em 14 de julho de 1948, Sonia começou a trabalhar, desde muito cedo, para ajudar no sustento da família. Mesmo assim, formou-se em serviço social pelo Instituto Maria Imaculada, tendo passado por diversos cursos oferecidos no Sesi, como bordadeira, costureira, confeiteira, boleira, entre outros. Nos anos 1980, participou do início do movimento negro da cidade. 

Em 2013, Sonia recebeu o Título de Piracicabanus Praeclarus, em iniciativa do ex-vereador João Manoel dos Santos, e na oportunidade foram relatadas as dificuldades do período em que ela iniciou as atividades políticas, incluindo ações contrárias das forças policiais. Mesmo assim, a perseverança produziu efeitos e, atualmente, a comunidade negra de Piracicaba conta com diversas conquistas, entre elas o Centro de Documentação, Cultura e Política.

Sonia deixa irmãos, cunhados, sobrinhos, demais parentes e amigos.

Câmara

Texto:  Comunicação
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas