
Em visita ao bairro Santa Rosa, vereador verifica demandas da comunidade
Vereador Pedro Kawai utilizou a tribuna para questionar a Prefeitura sobre a perda de tradições culturais de Piracicaba
Vereador Pedro Kawai (PSDB)
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401O vereador Pedro Kawai utilizou a tribuna durante o segundo expediente da 33ª reunião ordinária da Câmara de Piracicaba, realizada nesta segunda-feira (9), para criticar a falta de incentivo, por meio de políticas públicas voltadas para a cultura do município. Ele elencou diversas atividades que deixaram de acontecer nos últimos anos.
"Piracicaba tem uma cultura tão vasta, tão rica e a Secretaria Municipal de Cultura parece que está deitada eternamente em berço esplêndido. Não vejo ações que mexem com a cultura da cidade. Só fazem eventos. As atividades da Secretaria da Cultura são baseada em eventos, em festas, mas a cultura não é só isso", afirmou.
Ele fez uma reflexão sobre a situação atual. "Quando olhamos mais para trás, sabemos que isso é perigoso. Nós perdemos duas bibliotecas, os centros culturais praticamente ficaram fechados durante os últimos quatro, cinco anos", disse. Ele citou alguns locais que foram reformados e também o Teatro Losso Neto, que ficou fechado por alguns anos. "Piracicaba é uma das poucas cidades do interior do Brasil que tem dois teatros municipais públicos", afirmou.
Kawai citou também a Cedan (Companhia Estável de Dança de Piracicaba), que é a companhia estável de dança de Piracicaba. "É referência mundial, não tem nem sede própria mais, cada dia está dançando num lugar", contou. Também elencou eventos que deixaram de ser realizados nos últimos anos, como o Enacopi (Encontro Nacional de Corais de Piracicaba), peças de teatro na Praça José Bonifácio e o som do meio-dia também na Praça José Bonifácio, além do samba de lenço, umbigada e o Centro de Documentação Cultura e Política Negra.
O vereador lembrou ainda que, às quartas-feiras, os teatros Losso Neto e Erotides de Campos eram liberados para um artista local fazer show. "Um artista da cidade. Chamava Prata da Casa. Cadê o Prata da Casa? Não tem mais, cadê a cultura da cidade?, questionou.
Ele citou ainda a falta de opções culturais para crianças, adolescentes e idosos e fez um apelo. "Prefeito (Helinho Zanata) e Secretário da Ação Cultural (Carlos Beltrame), olhem para a cultura de Piracicaba. Tragam de volta essas ações, olhem para os nossos idosos, para as nossas crianças e adolescentes. Cultura não é só show. Olhem para as nossas culturas, a nossa raiz, a nossa história".
Kawai, ao finalizar, citou também a Pinacoteca, a Academia Piracicabana, o Instituto Histórico e o Museu do Poder de Moraes que, segundo ele, também estão esquecidos.
Confira a fala completa no vídeo anexo
Em visita ao bairro Santa Rosa, vereador verifica demandas da comunidade
Vereadora fiscaliza almoxarifado da Secretaria Municipal da Saúde
Vereador solicita substituição e manutenção de bebedouros no bairro Monte Alegre
Atividades da Escola do Legislativo reúnem 1.473 participantes no semestre
Solenidade na Paulista celebra os 93 anos da Revolução de 1932
Câmara contempla delegação campeã da fase regional dos Jogos da Melhor Idade
Vereador cobra recapeamento e drenagem para ruas do bairro Castelinho
Vereador solicita instalação de lombada no Jardim Planalto
Crime e paixão na rua Boa Morte: o caso do Capitão Rodrigo Alves
Alunos do Senac participam do Conheça o Legislativo, nesta quarta (2)
Parceria oferece novas turmas gratuitas de Libras na Escola do Legislativo
Vereador acompanha retomada das obras no PSF 2 do Mário Dedini
Vereador cobra limpeza e placas contra descarte irregular na zona rural
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp