EM PIRACICABA (SP) 28 DE FEVEREIRO DE 2020

Vereador destaca 50 anos do Encontro de Casais com Cristo

Osvaldo Schiavolin é autor da moção de aplausos 26/2020




Toque na imagem para aumentar

Propositura foi aprovada na noite desta quinta-feira (27), na 7ª reunião ordinária

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




O casal Maria Cícera da Silva Rosolen e Rubens Rosolen será homenageado pelo vereador Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB) pelos 50 anos de caminhada do ECC (Encontro de Casais com Cristo) em todo território nacional. A moção de aplausos 26/2020 foi aprovada na noite desta quinta-feira (27), na 7ª reunião ordinária.

Nesse serviço, anualmente participam aproximadamente 800 casais entre as suas três etapas: 1ª Etapa Paroquial, 2ª Etapa Setorial e 3ª Etapa Diocesana. Durante a 7ª reunião ordinária, Tozão destacou sua justificativa na elaboração da propositura. "Essa moção é de evangelização da família. Há 50 anos atrás uma pessoa realizou esse trabalho de evangelizar casais para que pudessem formar uma família por meio das palavras de Deus. Quando há o conceito de família, o casal entende o que pode e o que não pode e entende o lado de seu companheiro e nos filhos", disse o vereador. 

Tozão conta que o fundador do Encontro de Casais com Cristo no Brasil foi o Padre Alfonso Pastore, que nasceu em Soledade (RS), no dia 8 de novembro de 1932. Era o 5º filho de uma família de sete irmãos. Seus pais, José Pastore e Maria Ranzolin Pastore eram agricultores e muito religiosos.

Em um dos períodos de doença da mãe de Alfonso, surgiu a primeira vocação religiosa da família. A única filha do casal disse aos pais que queria ser freira. Com a irmã já no juvenato, aos 14 anos, Alfonso disse ao pai que queria ser padre. O pai também o encorajou dizendo que se algum dia ele desejasse voltar, seu lugar estaria intacto na mesa e na casa.

Foi assim que, aos 14 anos, Alfonso ingressou no Seminário Camiliano de Iomerê. Com 16 anos, foi cursar o ginásio em São Paulo, na Vila Pompéia. "O noviciado foi feito em Jaçanã. Foi aí que conheceu um padre francês com quem aprendeu o valor da preparação de namorados e noivos", explica o vereador.

Alfonso conviveu com o fundador e o casal Moncau e Nancy das Equipes de Nossa Senhora e com o casal Solero e Lia, animadores do Movimento Familiar Cristão (MFC) em toda São Paulo.

Depois de um ano em Jaçanã, ingressou no curso de filosofia, “quando percebeu que o povo carecia de presença, de vida, de esperança, não de filosofia”, destacou Tozão. Mais três anos se passaram e Alfonso ingressou na teologia, em São Paulo. Já no 4º ano de teologia, foi ordenado Padre no dia 29 de junho de 1958.

Em abril de 1970, voltou a São Paulo para a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Vila Pompéia, onde começou a escrever e, aos poucos, jorrou a sequência das palestras do E.C.C. 

Diante disso, levou a proposta ao Frei Lucas que leu com atenção e pediu-lhe para levá-la a Frei Gorgulho, assessor bíblico de Dom Arns, Arcebispo de São Paulo.

Passados vinte dias, Padre Alfonso recebeu o texto assinado por Frei Gorgulho, com as seguintes palavras. "Deus abençoe a proposta". E assim, no mês de abril de 1970 foi realizado o 1º Encontro de Casais com Cristo na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, com a presença de 20 casais. De São Paulo, o E.C.C. foi para o Rio de Janeiro e hoje, o Brasil, de Manaus a Porto Alegre, vê os casais vibrarem de alegria ao se doarem através da proposta do E.C.C.

Às vésperas do E.C.C. completar 30 anos, Alfonso Pastore morreu no dia 17 de março de 2000, em Vitória-ES, aos 67 anos de idade.

O Encontro de Casais com Cristo está implantado atualmente em 24 paróquias distribuídas entre as 15 cidades que compõe a Diocese de Piracicaba.

Esse trabalho vem sendo realizado pela orientação do bispo Dom Fernando Mazzon, e formado por um conselho diocesano, cujo diretor espiritual é o Padre Luiz Carlos Caroni, e o casal Rubens e Cícera e seus assessores, que realizam os trabalhos junto às Paróquias.

Para Tozão, a família é a única coisa que o indivíduo tem para se apoiar, principalmente quando ele adoece. "Esse é o propósito dessa moção para esse trabalho magnífico", concluiu.

Legislativo Osvaldo Schiavolin

Texto:  Ana Caroline Lopes
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas