
Vereador denuncia descarte irregular de lixo em área verde
André Bandeira comenta o teor de lei aprovada pela Câmara com ênfase à transparência das licitações públicas
Vereador destaca lei que garante transmissão do vivo das licitações
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Aprovada e já em vigor, a lei municipal 10124/2024, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), representa um avanço importante no fortalecimento do controle social e
da transparência na Administração Pública. A nova legislação determina que todas as sessões públicas de licitação dos órgãos da Administração Direta e Indireta do município de Piracicaba sejam transmitidas ao vivo pela internet.
Apesar de ter sido questionada judicialmente pelo prefeito do município, que alegava que a proposta invadia competências do Poder Executivo e criava despesas sem autorização, o Tribunal de Justiça de São Paulo julgou a ação improcedente. Ou seja, a Justiça confirmou
que a lei é constitucional e deve ser cumprida.
No entendimento do TJ-SP, a transmissão ao vivo das licitações não interfere na estrutura da Prefeitura, mas sim garante o cumprimento dos princípios de publicidade e transparência previstos na Constituição Federal. O acórdão destaca que a medida está alinhada com decisões recentes do Supremo Tribunal Federal, que reconhece a possibilidade de os municípios legislarem sobre formas de ampliar a transparência dos atos administrativos.
Com isso, a população passa a ter acesso facilitado aos processos de contratação de obras, serviços e compras públicas, podendo acompanhar em tempo real como os recursos municipais estão sendo utilizados. A medida democratiza o acesso à informação, elimina
barreiras como deslocamento físico e exposição de identidade, e amplia significativamente a fiscalização popular.
“Agora, qualquer cidadão pode acompanhar de onde estiver, pelo celular ou computador, cada detalhe das sessões de licitação. É uma ferramenta simples, de baixo custo e com grande impacto para a gestão pública”, destaca André Bandeira.
A lei reforça os princípios da publicidade previstos na Constituição Federal, na nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) e na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), ao garantir mais clareza e acessibilidade aos atos da administração.
A prática já tem sido adotada com sucesso em diversos municípios brasileiros e agora passa a ser realidade também em Piracicaba. “Transparência não é um favor, é um dever. Com essa lei, damos mais um passo para garantir que os recursos públicos sejam aplicados com responsabilidade, respeito e honestidade”, afirma o vereador, no entendimento de que com a lei em vigor e respaldada pela Justiça, Piracicaba avança em direção a uma gestão pública mais moderna, transparente e conectada com as demandas da população.
Vereador denuncia descarte irregular de lixo em área verde
Vereador discute estação elevatória no Itaperu
Solenidade na Paulista celebra os 93 anos da Revolução de 1932
Vereador mira projeto para incentivar inclusão no mercado de trabalho
Indicação propõe adesão de Piracicaba ao Programa Bicicleta Brasil
Unidade de eventos fitness é inaugurada na Avenida Piracicamirim
Evento gratuito oferece vagas de emprego e conecta candidatos a empresas
Vereador cobra recapeamento e drenagem para ruas do bairro Castelinho
Vereador solicita instalação de lombada no Jardim Planalto
Vereadora destaca lançamento do “Julho das Pretas – Por Reparação e Bem Viver”
Vereador reforça pedidos de melhorias em área de lazer do Santa Rosa
Vereador cobra limpeza urgente no entorno do Fórum de Piracicaba
Vereador cobra solução para falhas elétricas na região do Campestre
Trancistas recebem Prêmio Raízes Afropiracicabanas
Vereador se reúne com morador do Campestre e reforça pedido por melhorias