
Vereador cobra recapeamento e drenagem para ruas do bairro Castelinho
Solicitação foi feira para a Prefeitura pelo vereador Laércio Trevisan Jr. (PL)
Vereador Laércio Trevisan Jr. (PL)
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Durante a 34ª reunião ordinária da Câmara, realizada nesta quinta-feira (12), foi aprovado o requerimento 585/2025, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), que solicita informações ao Executivo sobre os Relatórios Anuais de Gestão (RAG) referentes aos exercícios de 2024 e ao primeiro semestre de 2025, com ênfase na destinação e utilização dos recursos oriundos de emendas parlamentares vinculadas ao Cismetro e à Prefeitura de Piracicaba, bem como a apresentação dos contratos de rateio celebrados.
De acordo com a propositura, "a execução de políticas públicas de saúde, em especial aquelas financiadas por recursos oriundos de emendas parlamentares impositivas, exige rigorosos mecanismos de transparência e controle social, com destaque para o papel do Conselho Municipal de Saúde e do ente público municipal na aplicação dos valores recebidos, seja diretamente pela Prefeitura, seja por meio de entidades consorciadas como o Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Piracicaba)".
Ainda segundo o documento, Relatório Anual de Gestão (RAG) é instrumento obrigatório de prestação de contas da gestão do SUS em cada esfera de governo, devendo ser aprovado pelo Conselho de Saúde e a a apresentação dos mesmos e dos contratos de rateio é obrigatória para a transparência da gestão pública em saúde.
Trevisan solicita: cópia dos Relatórios Anuais de Gestão (RAG) dos anos de 2024 e 2025 (janeiro a junho), com respectivos termos de aprovação pelo Conselho Municipal de Saúde de Piracicaba; informação discriminada das emendas parlamentares recebidas no âmbito da saúde no período indicado, especificando o órgão de origem; o valor recebido e finalidade; a forma de repasse; programas, unidades ou ações beneficiadas; cópia dos contratos de rateio firmados entre a Prefeitura Municipal de Piracicaba e o Cismetro, nos quais constem expressamente os repasses de recursos oriundos de emendas parlamentares, bem como os respectivos planos de aplicação e prestação de contas; informações sobre os mecanismos de controle interno adotados pela Prefeitura e pelo Cismetro para acompanhamento da execução dos recursos de emendas parlamentares no setor da saúde, inclusive quanto à eventual execução indireta ou terceirizada dos serviços.
Durante a reunião, Trevisan Jr. leu os questionamentos e acrescentou que obter as respostas é crucial neste momento. "A resposta atual da Prefeitura fiz que Piracicaba não era consorciada. Então, precisamos saber realmente se não é, porque tenho a informação de que para aderir ao consórcio, o município tem que depositar R$ 1,7 milhão. Precisamos saber e principalmente saber se isso foi aprovado pelo Conselho de Saúde da cidade", afirmou.
Confira a fala completa do vereador no vídeo anexo.
Vereador cobra recapeamento e drenagem para ruas do bairro Castelinho
Crime e paixão na rua Boa Morte: o caso do Capitão Rodrigo Alves
Alunos do Senac participam do Conheça o Legislativo, nesta quarta (2)
Parceria oferece novas turmas gratuitas de Libras na Escola do Legislativo
Vereador acompanha retomada das obras no PSF 2 do Mário Dedini
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Câmara aprova moção em apoio a deputadas vítimas de ameaças
Câmara aprova requerimento sobre uso de áreas institucionais do município
Requerimento busca informações sobre interdição da USF do IAA I
Requerimento pede informações sobre corte de árvore no Sol Nascente II
Câmara aprova projeto que regulamenta abstenção de voto em plenário