EM PIRACICABA (SP) 19 DE JULHO DE 2021

Vereadora inspeciona obras da nova UBS do Parque Piracicaba

Construção de unidade, cuja entrega estava prevista para junho, ainda não foi concluída.




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Assessoria parlamentar


A vereadora Rai de Almeida (PT), acompanhada do presidente da Associação dos Moradores do Bairro Parque Piracicaba, Adalberto Brito, inspecionou, na última quinta-feira (15), as obras da construção da nova UBS (unidade básica de saúde) do Parque Piracicaba (Balbo).

O equipamento público terá 883 metros quadrados de área construída, em terreno de 2.276 metros quadrados da Prefeitura localizado na rua Palmital, e substituirá a estrutura atual, que está insuficiente para atender à demanda de aproximadamente 24 mil pessoas advindas de 14 bairros da área de abrangência: Altos da Boa Vista, Altos do São Francisco, Gran Park, Jardim Colorado, Jardim Itapuã, Jardim Maria, Jardim Pacaembu, Monte Rey I, Parque Piracicaba, Parque das Águas, Parque Piracicaba (Balbo), Parque São Matheus, Raízes, Vale do Sol e Residencial Vida Nova 1, 2, 3 e 4.

O custo estimado da obra é de R$ 1.474.380,23, com verba destinada pelo Ministério da Saúde e com contrapartida da Prefeitura de aproximadamente R$ 165 mil. A conclusão estava prevista para junho, entretanto ela não ocorreu. Rai constatou que, além de o prazo originalmente previsto para a entrega ter sido ultrapassado, também o estágio atual da construção "está bem atrasado".

Pelo que foi informado à vereadora, o atraso decorre de erro no projeto, visto que "não se teria considerado algo, muito elementar, que é o significativo aterro necessário para nivelar o terreno". Essa seria a razão apresentada para justificar o atraso na entrega da nova UBS.

Por entender ser "da máxima relevância e urgência" a entrega da nova UBS do Parque Piracicaba, com a retomada das sessões da Câmara, em 2 de agosto, a vereadora formalmente requererá ao Poder Executivo informações no sentido de ver esclarecidos os motivos que ocasionam o atraso da obra. Ela solicitará que lhe sejam informados se esses motivos ensejaram custos adicionais e qual é o novo prazo que se prevê para a entrega à comunidade dessa nova estrutura de UBS.

Ainda na quinta-feira, Rai visitou o espaço destinado ao varejão do bairro e ouviu de Adalberto Brito um conjunto de reivindicações visando a melhorias do espaço. As demandas foram apresentadas pela vereadora já na manhã desta segunda-feira (19) à Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, em audiência com a secretária Nancy Thame.

Saúde Rai de Almeida

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas