EM PIRACICABA (SP) 27 DE MARÇO DE 2020

Vereadores aprovam moções que pedem medidas de combate ao coronavírus

Moções de apelo são direcionadas ao prefeito Barjas Negri (PSDB) e ao secretário de saúde, Pedro Mello




Toque na imagem para aumentar

Vereador Paulo Serra (CID) é o autor das moções aprovadas, em regime de urgência

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade três moções de apelo, de autoria do vereador Paulo Serra (CID), que pedem ações do Executivo para o combate ao novo coronavírus. As moções foram aprovadas, em regime de urgência, durante a reunião ordinária desta quinta-feira (26).

A moção 50/2020 apela para que o prefeito Barjas Negri (PSDB) e o secretário de saúde, Pedro Mello, desenvolvam um plano para a criação de um hospital de campanha para o tratamento da Covid-19. Já a moção 51/2020 apela para a limpeza de ruas e parques com bomba de pressão contendo solução antiviral; e a moção de apelo 52/2020 pede que a prefeitura disponha de uma equipe da vigilância sanitária, no terminal rodoviário, para orientar e realizar testes, como a medição da temperatura, em pessoas que chegam das regiões mais atingidas pelo novo coronavírus.

De acordo com Paulo Serra, a conscientização da população e a prática da quarentena dos que chegam à cidade com sintomas da Covid-19 “torna-se muito importante”, pois o coronavírus se espalha com facilidade. O vereador destacou que estudos apontam que o vírus pode sobreviver em superfícies frias por algumas horas e, devido a isso, é de “vital importância” que o Poder Público promova a limpeza e desinfecção dos espaços públicos, em especial dos que ficam próximos a hospitais e prédios relacionados à saúde.

Paulo Serra, que é médico, salientou a importância da existência de um espaço próprio para o tratamento da Covid-19, que concentre os pacientes em um único local a fim de evitar uma “maior proliferação da doença”. No texto da moção 50/2020, ele citou o exemplo dos vários países que criaram hospitais de campanha próprios para o tratamento do coronavírus, em consequência da superlotação dos hospitais e leitos de terapia intensiva.

Ao apelar para o desenvolvimento de um plano de criação de um hospital de campanha, o vereador tem o objetivo de possibilitar a preparação e rápida ativação do hospital, no caso de necessidade da adoção da medida em Piracicaba.

Coronavírus Paulo Serra

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas