EM PIRACICABA (SP) 22 DE MARÇO DE 2019

Vereadores cobram resposta a demandas da DDM de Piracicaba

Coronel Adriana e Paulo Campos utilizaram a tribuna para reiterar solicitações




Toque na imagem para aumentar

Cobranças ao governador do Estado foram feitas na 13ª reunião ordinária

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


A vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS), e o vereador Paulo Campos (PSD) utilizaram a tribuna para comentar a moção de apelo 43/2019, de urgência, de autoria dos vereadores Nancy Thame (PSDB), Coronel Adriana e Gilmar Rotta (MDB), que solicita ao governador do Estado de São Paulo, que acolha as demandas do Conselho Municipal da Mulher de Piracicaba e da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Piracicaba, quanto às melhorias na estrutura e nos serviços oferecidos pela DDM (Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher), em Piracicaba.

Antes de Paulo Campos ocupar a tribuna, Nancy Thame pediu Pela Ordem e agradeceu a todos que votaram para a aprovação da moção e destacou a importância da manutenção na estrutura e do atendimento às demandas da Delegacia da Mulher de Piracicaba.

Lair Braga também pediu Pela Ordem para parabenizar os autores da moção e comentou a solicitação de funcionamento da delegacia durante 24 horas. “É durante a noite, durante a madrugada, que a mulher é covardemente hostilizada pelo seu companheiro, é muito importante que a Delegacia da Mulher funcione durante a madrugada, à noite, todo dia”.

Coronel Adriana, que utilizou a tribuna, criticou a não implantação do funcionamento das DDMs 24 horas por dia, mudança que, segundo ela, foi prometida na campanha do governador de São Paulo, João Dória. A vereadora lembrou da necessidade da moção para a realização das mudanças solicitadas que são garantidas pela Lei Maria da Penha.

“A Lei Maria da Penha reza que todas essas melhorias que estão aqui na nossa moção já deveriam ter sido feitas e até hoje não foram cumpridas. Falta brinquedoteca, local específico para atendimento e acessibilidade. A nossa DDM está em um prédio tombado e não permite adequações. As meninas tiram leite de pedra para tocar aquele serviço”.

A vereadora elogiou o trabalho da delegada Monalisa Fernandes dos Santos, criticou a falta de estrutura da Delegacia da Mulher de Piracicaba e reclamou de descaso na segurança pública. “E o crime continua acontecendo e a mulher continua sendo morta ou sendo vítima e na delegacia não tem o atendimento humanizado que ela deveria ter por lei”.

Ela elogiou Laura Queiroz, presidente do Conselho da Mulher, e a vereadora Nancy pela Rede de Proteção da Mulher Vítima da Violência, agradeceu o presidente da Câmara pelo apoio e disse ser importante o apoio dos homens. “É simplesmente cumprir a lei. ”

O vereador Matheus Erler (PTB) também parabenizou os autores da moção e a delegada Monalisa pelos esforços para manter a delegacia em funcionamento. O vereador comentou a falta de recursos do local e disse que, mesmo com as dificuldades, a delegada realiza um trabalho “excepcional”.

Paulo Campos comentou que, em seu primeiro mandato, participou de reunião com a Monalisa e ela já clamava por um ou dois estagiários, por ter quadro deficitário de funcionários, porém a lei não permitiu. De acordo com o vereador, o local continua com a mesma dificuldade no quadro funcional e nas adequações do prédio. “Às vezes até papel, folha sulfite, acaba e não há respaldo do Estado”, disse o vereador.

O vereador fez um apelo para que o governador de São Paulo, ao receber a moção, atenda as demandas solicitadas e reforçou a importância do atendimento 24h. “Que o governador cumpra o que efetivamente propôs, que as DDMs funcionariam de segunda a segunda. Que seja um administrador, como disse que é, e não um político.”

Gilmar Rotta comentou que a moção mostra a posição da Câmara e a atitude que a Casa de Leis deseja que o governador adote.

Procuradoria Especial da Mulher

Texto:  Larissa Souza
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas