EM PIRACICABA (SP) 11 DE DEZEMBRO DE 2019

Vereadores conhecem novo modelo e tecnologia de montadora

Grupo conheceu instalações da fábrica da Hyundai e características da atuação da empresa




Toque na imagem para aumentar



Os números são robustos: 2.847 funcionários diretos, previsão de fechamento de 210 mil unidades fabricadas em 2019 - 42 por hora -, 10 mil visitantes conheceram suas instalações, fatia de 8% do mercado nacional garantida para a produção local, 89% dos funcionários piraciacbanos. Foi o cenário apresentado pelo diretor vice-presidente da divisão administrativa da Hyundai Motors do Brasil, Ricardo Augusto Martin, nesta terça-feira (10) quando recebeu um grupo de vereadores convidados para conhecer um novo modelo da marca lançado ao mercado.

Gilmar Rotta (MDB), presidente da Câmara, Wagner de Oliveira (PHS), segundo-secretário da Mesa Diretora, Paulo Henrique Paranhos Ribeiro e José Marcos Abdala, ambos do Republicanos, Aldisa Vieira Marques (CID), Isac Souza (PTB) e Osvaldo Airton Schiavolin (PSDB) conhecerem as novidades tecnológicas do modelo passando, em seguida para uma exposição sobre o perfil da empresa no mundo e uma visita à fábrica. “A tecnologia empregada aqui impressiona, enche de orgulho nossa cidade e também a Câmara de Vereadores por ter feito parte do processo que resultou na vida da fábrica para Piracicaba em 2012”, disse Gilmar.

O papel da Câmara foi um dos destaques o executivo, que revelou que 39 cidades em oitos estados brasileiros “disputaram” a empresa. “Graças ao apoio da Câmara de Vereadores esta unidade foi instalada em tempo recorde e hoje contribui para a geração de empregos qualificados”, destacando as aprovações, à época, de projetos que contribuíram para que a unidade se instalasse em Piracicaba.

Ele ainda descreveu os fatores que atraíram a Hyundai para Piracicaba. Primeiro, a mão de obra com vocação tecnológica, de alto conhecimento e preparo técnico, graças à rede de ensino superior e técnico instalado na cidade. O segundo ponto determinante foi a análise quanto à infraestrutura, tanto logística, com importantes rodovias servindo ou muito próximas à cidade, quanto a de fornecimento de água, internet, comunicação para facilitação do desenvolvimento das atividades. “Por fim, a evidente vontade do município em receber a empresa, com incentivos e as parcerias”, explicou lembrando que o município cedeu o terreno e o Estado de São Paulo a terraplenagem da obra.

Ele ainda fez uma prestação de contas quanto aos projetos sociais em que a Hyundai está envolvida desde de sua chegada à cidade, antes mesmo do início das obras, que alcança R$ 15 milhões. Entre eles, o patrocínio à Festa das Nações, evento que colabora com grande parte dos recursos anuais das entidades assistenciais do município e o Sorriso Cidadão que, com trailer adaptado em consultório odontológico, com capacidade para atender de 20 a 25 crianças por dia, alcança escolas de educação infantil, instituições, superando 25 mil atendimentos.

Ainda no aspecto social, Ricardo Martin relatou os números como o pagamento de PLR (Participação nos Lucros e Resultados), que este ano deve superar os R$ 13 mil por funcionário, qualificação constante, o nível salarial local que supera pólos fabricantes como o Grande ABC, o Rio Grande de Sul, Paraná, Minas Gerais, Centro Oeste e Nordeste. “Com isso, além de termos os funcionários melhor qualificados do mercado, também contribuímos para o fomento da economia local”, disse.

Ao final da visita, o presidente da Câmara disse da importância das informações prestadas pela empresa ao Legislativo e o quão sólida a empresa está no mercado. “Isto é um alento para nós que, todos os dias, buscamos alternativas para a geração de emprego na cidade, verificar que a solidez da empresa e seus planos para o futuro”, finalizou.

Acompanharam a visita os diretores de Assuntos Legislativos, Fábio Dionísio, de Comunicação, Valéria Rodrigues, e a assessora parlamentar do gabiente da presidência, Melissa Maziero, Daniela Oliveira, assessora-chefe do gabiente parlamentar do vereador André Bandeira (PSDB), respectiviamente. 

Câmara

Texto:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Supervisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas