EM PIRACICABA (SP) 25 DE OUTUBRO DE 2019

Vereadores prestigiam abertura do Campeonato Internacional de Robótica

Segunda edição da competição, que teve início no ginásio municipal "Waldemar Blatkauskas", deve contar com a participação de 1.000 alunos.




Toque na imagem para aumentar

Abertura aconteceu na manhã desta sexta-feira

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


O ginásio municipal "Waldemar Blatkauskas", no bairro Alto, recebeu na manhã desta sexta-feira (25) a abertura do 2º Campeonato Internacional de Robótica, promovido pela Maken Robótica e pela IYRA (International Youth Robot Association) em conjunto com o Colégio Metropolitano de Piracicaba e mais 22 escolas de 10 Estados brasileiros.

O evento, que vai até domingo (27), espera receber mais de 1.000 alunos, em parceria com a Prefeitura e o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Além dos estudantes e seus familiares, a abertura contou com a presença do vice-presidente da Câmara, Pedro Kawai (PSDB), dos vereadores André Bandeira (PSDB) e Isac Souza (PTB), do prefeito Barjas Negri (PSDB) e de secretários municipais.

A competição tem como objetivo estimular os alunos a construir robôs para disputas entre si, dentro da mesma faixa etária (os participantes têm entre 5 e 17 anos), em sete modalidades: basquete, trajeto de obstáculos, vôlei sênior, futebol de robôs, humanoide, segue linha e salvamento de rôbos.

Neste ano, escolas públicas e particulares disputam as modalidades, que valem classificação para a etapa mundial, em julho e agosto de 2020, na Rússia.

Em agosto deste ano, alunos do Colégio Metropolitano foram os únicos do Brasil a conquistar um lugar no pódio na etapa que ocorreu em Seul, na Coreia do Sul, com a participação de 25 países. Victor Alves, Rebeca Sanches, Fábio Maligieri, Júlia Novais e Alan Carvalho classificaram o Brasil em duas modalidades, com o segundo lugar na dança de humanoides e o terceio no boxe de humanoides.

Harry Roh, fundador da International Youth Robot Association, comentou que a experiência obtida na Coreia do Sul é muito importante, pois o país "tem uma capacidade muito grande para o desenvolvimento da tecnologia". "Essa nova geração, dos jovens estudantes, tem que entender a importância da indústria 4.0. Eles têm que ter conhecimento tanto de programação como de cogitação, porque o futuro é a robótica, é a tecnologia", reforçou.

De acordo com Song Donaldo, intérprete de Harry Roh, a ideia da realização do Campeonato Internacional de Robótica, cuja primeira edição ocorreu em Leme (SP) em 2018, foi trazida por Rafael Oliveira com a Make Robotics. "Ele foi até a cidade de Schenzhen, na China, buscar a nossa parceria para trazer robótica para crianças de uma maneira mais fácil e amigável", contou.

Rafael Oliveira, que trabalha há 15 anos com educação e é CEO do grupo Maker Educação, além de fazem parte da IYRC e da IYRA, comentou que se encantou quando surgiu a ideia da realização do evento. "Além de os alunos competirem, eles conseguem desenvolver habilidades diferentes", observou.

De acordo com a mantenedora do Colégio Metropolitano, Lia Morais, a ideia de incluir a disciplina Robótica na escola foi motivada pelo contato das crianças hoje com a tecnologia. Segundo a educadora, elas possuem características muito avançadas e, com a nova matéria na grade, podem aprender a desenvolver a habilidade cada vez mais.

"Nós começamos a nos preparar no começo do ano para o campeonato e desde os 3 anos de idade das crianças no colégio. Foi um orgulho muito grande para a cidade que fôssemos escolhidos para sediar neste ano. Agora é só esperar o resultado, que será por modalidade e por faixa etária, justamente para não haver desigualdade", disse.

Kawai reforçou que é papel da Câmara apoiar essas atividades. "Nós sabemos que a educação é muito versátil e dinâmica e a cada dia muda. Inserir no dia a dia dos alunos, principalmente no ensino fundamental, momentos como esse fazem que Piracicaba se enquadre no cenário mundial, que é o desenvolvimento das tecnologias, da robótica e da educação", comentou.

Barjas Negri disse ser uma honra receber o evento na cidade. "É crucial que as crianças, tanto das escolas públicas quanto privadas, entendam que a robótica não é um 'bicho de sete cabeças'. Todas as crianças, com esforço e criatividade, conseguem se desenvolver", disse.

"Essa garotada tem que estar engajada nisso. É muito importante nós vermos esses colégios se envolvendo e incentivando os alunos a participarem. O Poder Público e o Executivo têm o dever de incentivar e fomentar isso. Eventos como este não fazem parte do futuro, mas, sim, do presente", definiu André Bandeira.

Já para Isac Souza, o campeonato insere Piracicaba e o Brasil na robótica internacional. O parlamentar comentou que conversou com alunos de Descalvado (SP) e percebeu a empolgação deles em colocar seus conhecimentos em prática. "Isso agrega demais e forma cidadãos conscientes com questãos que envolvem a tecnologia e a inovação. Esse é um caminho pelo qual Piracicaba tem muito a trilhar", comentou.

Educação André Bandeira Pedro Kawai Isac Souza

Texto:  Ana Caroline Lopes
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas