EM PIRACICABA (SP) 05 DE OUTUBRO DE 2020

Violonista destaca a música como instrumento de transformação social

Ramon Saci participou de live no Instagram do Parlamento Aberto.




Toque na imagem para aumentar

Ramon Sacilotto é compositor, cantor e violonista.





Mais do que uma linguagem pré-histórica, a música é também comunicação de ideias, celebração e expressão de sentimentos. De forma geral, cientificamente provada, a música, a vida sensível da poesia, é instrumento de transformação social. Seu poder absoluto ocupa todos os interstícios.

Para o compositor, cantor e violonista, Ramon Saci, a música é mais que entretenimento. Está enraizada na cultura, é transmitida por gerações, cria e fortalece vínculos, enquanto carrega em si potencial de transformação. “O som é uma energia, uma onda mecânica que tem efeito até na água. Como nosso corpo é feito de água, ele também é alterado por essa frequência sonora”, explicou, em live na sexta-feira (2), no Instagram do Parlamento Aberto.

De acordo com ele, os benefícios do ensino musical vão além da possibilidade de profissionalização. A prática musical estimula a autodisciplina, a paciência e o raciocínio lógico e as habilidades cognitivas e a criatividade. O aprendizado ligado à música fortalece, ainda, a memória, melhora a concentração, atenção, coordenação motora, a comunicação e a sensibilidade.

“A música tem influencia na saúde. Existem experiências com pessoas com Alzheimer que, ao escutar música, teve a memória ativada. Há estudos que especulam que o inconsciente seja sonoro. A ligação com a audição vem antes de qualquer outra linguagem”, disse.

O músico refletiu, ainda, na influencia direta ou indireta da música nas mais diversas fases da evolução cultural dos povos. O gênero musical blues, por exemplo, de origem africana, serviu de ferramenta para o nascimento do blues pelos negros americanos, descendentes de escravos africanos, no final do século XIX.

O blues, profundamente ligado à cultura afro-americana, era o ritmo dos escravos das plantações de algodão que usavam o canto, nas chamadas "worksongs", para embalar suas sofridas jornadas de trabalho. “O movimento do blues se tornou o canto dos trabalhos dos escravos. A música era usada dentro deste contexto como um meio de comunicação, representando, tanto naquela época, como até hoje, a voz dos negros”.  

O samba no Brasil também teve a mesma função. Tendo surgido entre as comunidades afro-brasileiras urbanas do Rio de Janeiro no início do século XX, é considerado um dos mais importantes fenômenos culturais do Brasil e um dos símbolos do país. Da mesma forma o rock, que é fruto de uma combinação de diversos tipos de música, principalmente a música negra, com o passar do tempo desdobrou-se também em outros subgêneros.

“A musica auxiliou e antecipou inúmeros movimentos sociais, faz parte da nossa evolução. Com o desenvolvimento das tecnologias, que transformaram a produção musical, e a descentralização dos meios de comunicação e plataformas digitais, a música se torna também um instrumento democrático, capaz de transformar-nos”, completou.  

ACESSE O CONTEÚDO
As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser conferidas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, cadastre-se na lista de transmissão do WhatsApp neste link.

Parlamento Aberto

Texto:  Raquel Soares
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas