EM PIRACICABA (SP) 15 DE JANEIRO DE 2021

Volta presencial das aulas dependerá de avaliação de duas secretarias

Pastas de Educação e Saúde devem definir como será o retorno dos estudantes às escolas; possibilidade de testar educadores está sendo cogitada.




Toque na imagem para aumentar

Vereadores fizeram questionamentos em reunião nesta sexta-feira, no salão nobre

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Posições a favor e contrária ao retorno presencial às aulas foram expressas pelos vereadores. "Considero preocupante a provável volta às aulas, pois a criança muitas vezes é assintomática, mas corre o risco de contaminar as pessoas em sua residência", ponderou Thiago Ribeiro. "Temos que ter um cuidado muito grande com todos os profissionais nessa volta, que na minha opinião é necessária", disse Pedro Kawai, que apontou os efeitos gerados pela paralisação das atividades escolares na formação cognitiva e na sociabilidade das crianças.

O secretário municipal de Saúde, Filemon Silvano, afirmou que as pastas de Educação e Saúde avaliam o cenário. "Estamos já conversando, são duas frentes diferentes, cada uma com suas normativas, as diretrizes não são as mesmas. O prefeito me ligou hoje preocupado com isso, vendo a possibilidade de, antes de voltarem as aulas, testarmos todos os professores e profissionais que trabalham nas unidades de ensino. Temos que ter uma conversa séria, para que haja um protocolo seguro para alunos e educadores."

Augusto Muzilli Júnior, sub-secretário municipal de Saúde, disse que a situação da Covid-19 entre crianças em Piracicaba está "extremamente preocupante, com seis internadas na Santa Casa". "Porém, a criança hoje está depressiva dentro de casa, viciada em videogame, e para os pais que precisam sair para trabalhar está havendo outro problema. Sou a favor da volta, respeitando o distanciamento, dividindo a sala em fragmentos. Estou extremamente preocupado com essa situação", declarou Muzilli.

A reunião com a participação de Filemon e Muzilli, nesta sexta-feira (15), no salão nobre da Câmara, teve a presença das vereadoras Alessandra Bellucci (REP), Ana Pavão (PL), Rai de Almeida (PT) e Silvia Morales (PV) e dos vereadores André Bandeira (PSDB), Anilton Rissato (PAT), Cássio Luiz Barbosa (PL), Fabrício Polezi (PAT), Gilmar Rotta (CID), Gustavo Pompeo (Avante), Josef Borges (SD), Laércio Trevisan Jr. (PL), Paulo Camolesi (PDT), Pedro Kawai (PSDB), Thiago Ribeiro (PSC) e Wagner Oliveira (CID), além da assessoria de Acácio Godoy (PP).

 

SAIBA MAIS

Vereadores trazem preocupações a secretário sobre situação da Covid-19

Em 20 dias, 97% dos leitos podem estar ocupados, projeta Estado

Decisão sobre medicamentos para tratamento precoce dependerá do médico

Município tem insumos para vacinação, mas falta de médicos persiste

Volta presencial das aulas dependerá de avaliação de duas secretarias

Secretário quer 'campanha agressiva' para alertar sobre momento grave

Saúde Coronavírus

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas