Câmara aprova, em segunda discussão, atualizações na LDO 2025
Alteração do Protocolo de Intenções com a Ares-PCJ é aprovado
Mudanças no Contrato de Consórcio Público constitutivo da Ares-PCJ abrem caminho para ampliação da estrutura da agência
Protocolo de Intenções prevê o aumento do quadro de pessoal da agência de 39 para 56 empregados públicos
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, em primeira discussão, durante a 73ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (28), o projeto de lei nº 211/2024, de autoria do Poder Executivo, que propõe alterações no Protocolo de Intenções que será convertido no Contrato de Consórcio Público constitutivo da Ares-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). As mudanças permitirão a ampliação da estrutura da agência, após a aprovação das casas legislativas dos municípios regulados.
O Protocolo de Intenções prevê o aumento do quadro de pessoal da agência de 39 para 56 empregados públicos. Na justificativa do projeto, o Poder Executivo alega que a mudança na Lei nº 7.371/2012, que ratificou o Protocolo de Intenções, é necessária para atender à nova Norma de Referência nº 04/2024, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que segue a Lei Federal nº 14.026/2020, que dispõe sobre as Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico.
A informação é que a nova norma traz diretrizes relacionadas à estrutura e ao
funcionamento (governança) das entidades reguladoras infranacionais, afetando, de forma direta, a Ares-PCJ. Sem a adequação das legislações municipais e consequentemente do Contrato de Consórcio Público, a agência fica impedida de exercer as atividades regulatórias e os municípios atualmente atendidos não poderão angariar recursos junto ao governo federal para a prestação e melhoria dos serviços de saneamento básico.
A justificativa do projeto ainda traz que a ampliação da estrutura é necessária em virtude do crescimento do número de municípios regulados pela agência, que passou de 50, desde a criação, para 75 atualmente, com 110 prestadores de serviços de saneamento básico, e com previsão de chegar a 100 municípios atendidos em médio prazo. Além disso, às atividades da agência foi incrementada a regulação dos serviços de Resíduos Sólidos Urbanos.
O texto destaca ainda que a Ares-PCJ disponibiliza aos municípios regulados os serviços prestados pela equipe técnica (jurídica, técnica e econômica), inclusive através da elaboração de estudos e pareceres na área do saneamento básico.
O projeto ainda voltará à pauta da Câmara para o segundo turno de votação.
Notícias relacionadas
Câmara aprova moção à empresa que comemora 20 anos de fundação
Voto de congratulações a músico é aprovado
Vereador comenta sobre representatividade do município
Vereador solicita explicações sobre paralisação de obra no São Jorge
Vereadora faz balanço de audiências públicas sobre saneamento e saúde
Presidente da Câmara assina lei do wi-fi na Praça José Bonifácio
Vereador solicita informações sobre academia inclusiva no Cecap
Trevisan Jr. reforça necessidade de deputado federal por Piracicaba
Vereador critica falta de deputados piracicabanos em Brasília
Câmara aprova moção para incluir Direito Constitucional nas escolas
Câmara concede título de líder comunitário a liderança religiosa
Na tribuna, vereadora destaca temas importantes de novembro
Requerimento pede dados sobre processos judiciais envolvendo o Semae
Câmara rejeita convênio entre Patrulhamento Aquático da GCM e Marinha