
Novo site da Câmara aposta em modernidade, transparência e navegação intuitiva
Sob o comando de três professores, alunos do terceiro ano, a convite de Sílvia Morales participaram do Conheça o Legislativo e, ratificaram a proibição do celular em aula
Alunos da Waldorf Novalis simulam discussões políticas na Câmara
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946Um grupo de alunos, do terceiro ano do ensino médio, da Escola de Educação Infantil e Fundamental, Waldorf Novalis, localizada no bairro Monte Alegre, sob a responsabilidade dos professores: Gabriela Viccino (Geografia), Simone Vicente (Química) e Monir Dertkigil (História), a convite do gabinete da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade É Sua, sob a coordenação dos assessores parlamentares, João Scarpa e Pablo Carabiol e, com a recepção do presidente da Mesa Diretora, Gilmar Rotta (Cidadania), na manhã desta segunda-feira (22) ocuparam diferentes espaços da Câmara, para se inteirar do programa Conheça o Legislativo, que envolve estudantes de escolas públicas e particulares, no despertar da cidadania.
Na simulação de um projeto fictício, na proibição do uso do celular em sala de aula, por 15 votos contrários os alunos disseram sim à legislatura. "O celular em sala de aula ajuda a pesquisa, auxiliando professores e alunos", defendeu o aluno Pedro Dini, que também encontrou respaldo do colega João Pedro, no entendimento de que "o celular funciona como ferramenta de pesquisa, onde muitas pessoas preferem o aparelho do que um livro", disse.
O aluno Gustavo mostrou a incoerência de se permitir o uso do celular em sala de aula, pois a luz do aparelho faz mal ao cérebro. A mesma posição contra foi defendida pela aluna Bárbara, na defesa de que o Estado seja mais presente e invista mais em educação, para que não seja necessário um celular na sala de aula. "Poderá acontecer muitos imprevistos, caso ele seja usado mais para o lazer, o que pode dispersar a atenção da classe. Além do perigo que representa a exposição da luz dos aparelhos. Deveria ser proibido em sala de aula", disse.
A presidência da Mesa Diretiva dos trabalhos ficou a cargo da aluna Camilly Candido Coutinho, seguido pelo vice-presidente, Marcos Daniel Chiea de Angelis; primeiro secretário, Stella Delfs e segundo secretário, Flora Cota Gomes.
Inicialmente, os estudantes se encontraram no Memorial Prudente de Morais, sob o comando do servidor Bruno Didoné de Oliveira, que apresentou os demais integrantes do corpo funcional de servidores da Câmara, na acolhida aos participantes do programa Conheça o Legislativo. Oliveira também considerou o legado histórico de Prudente de Morais, que passou por Piracicaba e se tornou o primeiro presidente civil eleito no Brasil.
Na sequencia os alunos adentraram ao salão nobre Helly de Campos Melges, que recepciona os mais variados eventos na Câmara, principalmente as reuniões solenes. O passo seguinte ocupou a maior parte de tempo do grupo, nas dependências do plenário Francisco Antonio Coelho, onde o servidor Bruno de Oliveira concluiu suas explanações ao comentar sobre a formação dos três poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário, além de discorrer sobre o universo da cidade arquitetada por Oscar Niemayer, na construção de Brasília, com o Congresso Nacional (concha aberta) e o Senado (concha fechada).
Oliveira também respondeu a questionamentos dos alunos, sobre os diferentes tipos de legislações, que tanto podem ser elaboradas pelo Executivo e até aquelas iniciativas da população, que acabam se consolidando em legislações. Emendas e prazos institucionais para pareceres das comissões internas foram pontos esclarecidos aos alunos.
A estagiária Laura Ribeiro ministrou o tema: "Aspectos Históricos de Piracicaba", discorrendo sobre o surgimento das Câmaras, sendo que foi mostrado aos alunos, por exemplo, o livro ata da fundação de Piracicaba - realizado pela servidora Michele Pecorari - e o registro da primeira reunião ordinária do Legislativo Municipal, que ocorreu em 1822 em uma edificação na praça José Bonifácio, já que à época a Câmara Municipal ainda não tinha uma sede própria.
A servidora Érica Diniz discorreu sobre a importância das leis, que podem se refletir numa discussão a quem pertence um objeto perdido, bem como define o limite de vizinhança a exemplo de um pé de fruta que invade o quintal vizinho e, este tem o direito de fazer o devido corte de parte dos galhos. Também avaliou questões que passam pelo real papel do vereador, na função de fiscalizar e assessorar o Executivo, no fortalecimento da democracia.
Érica também discorreu sobre o uso dos espaços na Câmara, como a Tribuna Popular e, o Parlamento Aberto, que regula uma série de ações que demonstram o papel de transparência da Casa de Leis, com enfoque especial à Escola do Legislativo, onde Piracicaba se desponta nacionalmente em cursos no despertar da cidadania.
O professor Monir Derthigil fez diversos apontamentos no desenrolar do programa Conheça o Legislativo, em reflexões aos jovens, dado ao universo político a que eles estão expostos. E, considerou a complexidade das discussões, onde muitos se afastam devido ao tema não ser simples, pois envolve interesses.
O assessor da vereadora Sílvia Morales, integrante do Mandato Coletivo A Cidade É Sua, João Scarpa encerrou a realização do programa Conheça o Legislativo agradecendo a presença de todos e, do respaldo da presidência da Câmara, por intermédio de Gilmar Rotta.
Ao final da visita os alunos foram levados a conhecer o "Marco Histórico da Câmara de Vereadores de Piracicaba", alusivo aos locais simbólicos da luta e resistência do povo negro, localizado na entrada do prédio principal "Prudente de Morais", na rua Alferes José Caetano, 834.
Novo site da Câmara aposta em modernidade, transparência e navegação intuitiva
Vereadora destaca lançamento do “Julho das Pretas – Por Reparação e Bem Viver”
Trancistas recebem Prêmio Raízes Afropiracicabanas
Alunos do Senac participam do Conheça o Legislativo, nesta quarta (2)
Vereadora entrega homenagem por grafite na Rua do Porto
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Câmara aprova criação do Memorial Afro-Brasileiro na Praça Dr. Jorge Tibiriçá
Situação dos gatos que vivem no Ciet é objeto de requerimento
Programa 'EducaTrilha na Escola' será homenageado pelos 10 anos de atividades
Imaflora receberá moção de aplausos pelos seus 30 anos de atuação
Câmara aprova solicitações para reuniões solenes
Projeto que autoriza vagas para passageiros de transporte remunerado é aprovado
Em requerimento, vereadora questiona sobre o funcionamento dos centros digitais
Vereadora questiona sobre regulamentação de Parques Lineares