EM PIRACICABA (SP) 10 DE JUNHO DE 2022

Aos 60 anos, membros da APCD exaltam união

Vereador Pedro Kawai (PSDB) foi o autor da homenagem à associação que representa os cirurgiões dentistas da região




Toque na imagem para aumentar

APCD chega aos 60 anos com foco na união da categoria dos cirurgiões dentistas

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




Associados, antigos e atuais membros da diretoria e representantes de entidades ligadas à odontologia participaram, nesta sexta-feira (10), da reunião solene promovida pela Câmara Municipal de Piracicaba em comemoração ao aniversário de 60 anos da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas Regional Piracicaba). A homenagem aconteceu no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, após aprovação pelo plenário da Casa do requerimento 311/2022, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB).

Fundada em 13 de março de 1962, a associação tem a missão de promover o desenvolvimento e a valorização da comunidade odontológica, defendendo os seus interesses, bem como oferecer serviços, atividades sociais, culturais, educacionais e orientações que atendam às necessidades dos associados. Abrange as cidades de Piracicaba, Águas de São Pedro, Capivari, Charqueada, Mombuca, Rafard, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Maria da Serra, São Pedro e Capivari, com mais de 600 associados.

Fizeram a composição da mesa de honra na solenidade o presidente da APCD Piracicaba, Edson Zenebra; a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Piracicaba, Fernanda Bado; o presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas, Sílvio Cecchetto; o presidente da APCD Central São Paulo, Wilson Chediek; o presidente da Uniodonto Piracicaba, Cláudio Zambello; o presidente do Sindicato dos Odontologistas de Piracicaba e Região, César Schimidt; o diretor de promoção à saúde da Unimed Piracicaba, José Rogério Nicola e o diretor associado da Faculdade de Odontologia da Unicamp, Flávio Baggio, além do presidente da reunião, vereador Pedro Kawai.

Pensamento coletivo - “Comemorar 60 anos é o momento de se reconhecer a importância das associações que pensam no coletivo”, colocou o autor da homenagem. “São 60 anos de luta, de fortalecimento da categoria e de crescimento”. Ao usar a palavra na solenidade, a representante da Secretaria de Saúde destacou que a associação tem papel fundamental na cidade na prevenção e cuidado da saúde bucal da população.

Na reunião, a APCD recebeu homenagens dos órgãos representativos da odontologia e também prestou homenagens: aos associados Elizabeth Zenebra e Rubens Ortega; aos funcionários Alex Francisco Paschoalini, Edson Rontani Jr, Eneida Bueloni, Leila Volpato, Lindaura de Jesus e Solange Mellega; aos fundadores da associação Antônio Durval Oliveira Dorta, Antônio Oswaldo Storel, José Maria Amâncio e José Renci; aos ex-presidentes Armando de Barros, César Schimidt, Cristina Dumit Sewell, Renato Henrique Benatti, Sandra Barroso Furlan, Thales Rocha de Mattos Filho e Waldemar Romano, além do presidente da Uniodonto, Cláudio Zambello.

“A APCD sempre foi um elo de convívio entre os participantes, com as diretorias sempre buscando a união”, comentou a ex-presidente da associação, Cristina Dumit Sewell. Ela lembrou de uma das conquistas da entidade, ao apoiar o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) na fluoretação da água na década de 90, o que resulta atualmente em um índice de cárie em Piracicaba inferior ao preconizado pela Organização Mundial da Saúde. O representante da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas, Sílvio Cecchetto, disse, no discurso, que viu um filme desde o início do trabalho da associação passar em sua cabeça. “A gente fica emocionado por esta história ser reconhecida por esta Casa”, afirmou.

O presidente da APCD em Piracicaba, Edson Zenebra, salientou a importância da associação no fornecimento de cursos de especialização e orientações, entre outras atividades direcionadas aos dentistas. “O sucesso da nossa associação sempre foi o foco no colega, em oferecer o que tem de melhor. Temos que sempre evoluir e os mais antigos vão passando o segredo de continuar essa evolução”, avaliou.

O vídeo completo da cerimônia pode ser visto no canto superior esquerdo desta página.

Pedro Kawai Homenagem

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas