EM PIRACICABA (SP) 06 DE OUTUBRO DE 2022

“Aquisição da agricultura familiar é bom para todos”, diz produtor

Vanderlei Sanches Baesteiro, presidente da CoopiHorti, é o entrevistado desta sexta-feira, 7, do programa Câmara Convida.




Toque na imagem para aumentar

Vanderlei Sanches Baesteiro é o entrevistado do Câmara Convida desta sexta-feira,7

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Recém-aprovado na Câmara Municipal de Piracicaba, o projeto de lei 141/2022, do Executivo, institui o Programa de Aquisição da Agricultura Familiar (PMAAF), voltado a fomentar o escoamento e estimular a produção do segmento produtivo. Nesta sexta-feira, 7, a partir do meio-dia, o Câmara Convida recebe Vanderlei Sanches Baesteiro, presidente do CoopiHort (Cooperativa Piracicabana de Horticultores).

“A aprovação desta lei é bom para todos”, enfatiza Baesteiro, que participou, junto com outros agricultores locais e sob a coordenação da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), da elaboração do texto final encaminhado ao Legislativo. “Foi um processo muito enriquecedor, em que pudemos conversar com o poder público e levar as necessidades dos produtores locais”, disse. 

Baesteiro lembrou que, no Brasil, 75% dos alimentos consumidos são oriundos da agricultura familiar. “Além de fortalecer um segmento produtivo, a compra destes produtos determina a qualidade da alimentação, já que são hortaliças, por exemplo, colhidas em um dia e já comercializadas no dia seguinte”, disse. 

De acordo com o PMAAF, os alimentos adquiridos na compra direta serão para abastecimento da rede pública de ensino, bem como a rede filantrópica, comunitária e confessional de ensino, que recebem recursos públicos; para a rede sócioassistencial e do Banco de Alimentos, assim como equipamentos de alimentação e nutrição e demais instituições públicas com fornecimento regular de refeições.

O programa Câmara Convida vai ao ar pelos canais 11.3 (TV aberta em sinal digital), 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra, com retransmissão nas mídias sociais, Youtube e Facebook, e no site www.camarapiracicaba.sp.gov.br.

Zona Rural Legislativo

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas