EM PIRACICABA (SP) 28 DE ABRIL DE 2021

As doações de alimentos foram me motivando, diz ultramaratonista

Protagonista da “Campanha 427”, que arrecadou duas toneladas de mantimentos, Estela Vaz participou da live do Parlamento Aberto.




Toque na imagem para aumentar

Estela Vaz (centro) participou da Badwater Virtual Race. Foto: Prefeitura de Piracicaba





Prestes a completar 10 anos como atleta adepta de corridas, a servidora pública Estela Vaz conseguiu aliar o amor pelo esporte a uma ação solidária que arrecadou duas toneladas de alimentos que serão doados às famílias mais carentes do Município. Protagonista da “Campanha 427”, ela participou da live no Instagram do Parlamento Aberto na tarde desta quarta-feira (28). 

“As doações foram me motivando, mesmo quando eu ficava cansada, isso ia me motivando”, disse a atleta de 46 anos. Em 14 dias e em pouco mais de 46 horas (em movimento), Estela correu os 430 quilômetros da Ultramaratona de Badwater 267 Virtual Race Elite, que, originalmente ocorre na Califórnia, nos EUA, mas que, por conta da pandemia, foi realizada no formato virtual.

Acostumada a empreender longas distâncias – ela já havia participado da mesma corrida, em 2019, presencialmente –, Estela quis dar um novo sentido à competição em 2021. Foi quando surgiu a ideia de lançar a “Campanha 427”, com o objetivo de arrecadar um quilo de alimento a cada quilômetro da Badwater. O resultado, porém, é que o objetivo inicial foi suplantado e os (na realidade 430) quilômetros da ultramaratona acabaram gerando duas toneladas de alimentos que, agora, serão doados às famílias carentes do Município pelo FSSP (Fundo Social de Solidariedade). 

“Para participar de uma ação solidária como esta, não tem como fazer sozinha”, recorda. Como a participação na ultramaratona exigiu uma rotina com duas corridas diárias, a opção foi indicar o Banco de Alimentos do FSSP como local para doação. Com a ajuda do marido e do filho, Estela lançou a campanha e, na mesma noite, já teve um retorno dos amigos mais próximos e familiares. A repercussão só foi aumentando do longo dos dias.

“Procuramos o Fundo Social porque eles poderiam centralizar os alimentos, é local de fácil acesso para as pessoas levarem e eles sabem fazer a distribuição, já que contam com cadastro das famílias que precisam”, disse Estela, ao destacar a importância do trabalho exercido pelo órgão ligado à Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social). 

Estela recorda que a campanha culminou no período de maior restrição no Município, por conta do chamado “travão emergencial” implementado pela Prefeitura de Piracicaba. Por isso, além das doações dos alimentos, a também foi aceito dinheiro via PIX (tecnologia de transação bancária). “Eu identifiquei que as pessoas querem ajudar, mas não sabem como, desta forma acabou sendo uma comodidade”, ressaltou a atleta.

TRAJETÓRIA – Estela Vaz começou a correr “como qualquer outra pessoa”, recorda, “incentivada por amigos”. Logo quando começou a fazer distâncias curtas, percebeu que as corridas “fariam parte da vida” e, gradualmente, foi se desenvolvendo na modalidade. A partir de 2015, passou a encarar as maratonas, que são provas de 42 km.

“Quando eu fiz a primeira corrida de cinco quilômetros, foi uma maravilha”, recorda, “todas as quilometragens que fiz, acabei levando isso para a minha vida pessoal, porque você trabalha se sentindo mais realizada”, disse, reconhecendo que nesta trajetória, além das vitórias, também soube superar as dificuldades. “Eu acho que (a minha história) é inspiradora no sentido de levar a pessoa ao movimento, porque te fortalece e dá uma rotina saudável, além de possibilitar o contato com outras pessoas”, destaca.

ACESSE O CONTEÚDO
As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser conferidas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, cadastre-se na lista de transmissão do WhatsApp neste link.

Parlamento Aberto

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas