EM PIRACICABA (SP) 16 DE ABRIL DE 2021

Assistente social receberá homenagem por serviços no sistema prisional

Autoria da homenagem é do vereador Pedro Kawai (PSDB)




Toque na imagem para aumentar

Pedro Kawai (PSDB)

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


A assistente social Celeste Maria Varella Abamonte receberá voto de congratulações pelos 30 anos de serviços prestados no sistema prisional. A autoria da homenagem é do vereador Pedro Kawai (PSDB), através do requerimento 406/2021, aprovado na reunião extraordinária desta quinta-feira (18).

A homenageada é graduada em Serviço Social e se inspirou em sua mãe, que era agente de segurança penitenciária (ASP). Seus primeiros passos na vida profissional tiveram início no ano de 1986, aos 22 anos, quando foi contratada pela Fundação Profº Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap), período em que foi inaugurado o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Profº Ataliba Nogueira, de Campinas. Dois anos depois, foi aprovada no concurso para oficial administrativo, passando a trabalhar na Penitenciária I de Sumaré, na qual, 10 anos depois, se tornaria o Centro de Progressão Penitenciária de Hortolândia (CPPH). Após desempenhar um trabalho exemplar, assumiu o Centro de Ressocialização Feminino Carlos Sidnes Cantarelli, onde permaneceu até fevereiro de 2021, quando se aposentou.

Uma das experiências mais marcantes em sua trajetória foi a rebelião de 2006. Além dos desafios do trabalho, foi também necessário lidar com o preconceito por ser mulher. Durante o tempo em que esteve à frente da unidade prisional, ela conheceu muitas histórias, viu presas entrarem, saírem e em alguns casos, até voltarem. Buscou muitos projetos em parceria com o município e como resultado, viu muitas mulheres atingirem o principal objetivo da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) - a ressocialização.

Legislativo Pedro Kawai

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas