EM PIRACICABA (SP) 28 DE MAIO DE 2019

Atividades de Semana fomentam brincadeiras em escola de Anhumas

Unidade de ensino recebeu programação da 1ª Semana Municipal do Brincar




Toque na imagem para aumentar

Inclusão de ações no Calendário Oficial de Eventos do Município veio de projeto de lei do vereador Pedro Kawai

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Na manhã de 28 de maio de 2019, o ato corriqueiro de levar o filho à escola teve um significado a mais para os moradores de Anhumas. Em vez de deixarem as crianças no portão, os pais foram convidados a entrar. E puderam permanecer juntos de suas proles, vivenciando os bons momentos de convivência propostos pela Semana Municipal do Brincar.

Em poucos minutos, a cena que se assistia na comunidade rural, distante 36 quilômetros do Centro de Piracicaba, era de descontração, embalada por músicas infantis. Porém, os protagonistas da paisagem sonora eram os gritinhos de empolgação das crianças, algumas com a energia a mil no pula-pula e outras tantas ansiosas, à espera de uma vaga nas disputadas camas elásticas.

Em um outro canto da Escola Municipal Maximiano Fermino Gil, a professora se empenhava em deixar o rosto das crianças mais colorido, pintando-as de gatinho, coelho e palhaço, sendo este último personagem condizente com o tema escolhido para a ocasião: o circo.

Circulando pelos vários ambientes estava Raquel Peixoto de Carvalho Tavares, diretora da unidade, atenta a todos os detalhes e às solicitações dos professores, pais e alunos (a escola atende público entre zero e 11 anos, do berçário ao quinto ano do ensino fundamental).

“Como a gente vive em uma comunidade mais afastada, uma atividade como essa gera muita empolgação, não é algo que recebemos sempre”, contextualiza Raquel.

Apesar da característica rural do bairro, a preocupação de Raquel é em preservar o contato das crianças com o antigo brincar. É algo que até pode ser trabalhado na escola, mas foge ao controle da educadora no período pós-aulas, quando os alunos já estão com os pais. “Mesmo sendo afastado do Centro, as crianças trazem as referências urbanas para as suas rotinas, especialmente quando se trata de tecnologia”, diz.

A preocupação de Raquel é a mesma de Daniele Luciane Toledo, mãe de Bruno, de 10 anos, estudante do quinto ano. “A gente quase não tem vizinho, o que torna difícil a brincadeira em grupo, com outras crianças da mesma idade”, explica Daniele. Como as alternativas são poucas, o garoto recorre à televisão ou ao celular, mesmo a região sendo precária no sinal de internet.

A ideia de estender o conteúdo da 1ª Semana Municipal do Brincar para um bairro mais distante veio do vereador Pedro Kawai (PSDB), responsável pelo projeto de lei 49/2018, que incluiu as ações anualmente no Calendário Oficial de Eventos do Município. A partir disso, Legislativo e Executivo se somaram ao conteúdo já oferecido pelo Sesc Piracicaba. A ação é promovida no Brasil pela Aliança pela Infância desde 2009 – conta com a participação do Sesc São Paulo desde 2013.

“Quis escolher uma escola que fizesse parte da Zona Rural. A opção por Anhumas foi pela distância do Centro ––o bairro fica a 45 minutos de carro––, além de ser uma comunidade participativa e que tem um trabalho educacional diferenciado”, explica o vereador.

Para Kawai, incentivar as brincadeiras é permitir que o público infantil amplie sua percepção. “O brincar é importante em qualquer lugar e em qualquer fase da vida. No caso das crianças, quando se fomenta a brincadeira em grupo, como acontece aqui, há uma noção maior da vida em comunidade, do respeito ao espaço do outro nas ações em grupo e de conhecer os próprios limites”, completa.

Para que as atividades ocorressem no bairro, o vereador teve como parceiros a Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividade Motora) e profissionais da ABtec, do grupo Abil, que ofereceram cortes de cabelo e curso de costura. Além deles, os parceiros desta edição são o Sesc Piracicaba, o Grupo de Escoteiros e as secretarias municipais de Educação e da Ação Cultural e Turismo (SemacTur).

A diversão também foi garantida pelo Grupo Escoteiro Trentino Tirolês, proveniente das comunidades Santana e Santa Olímpia, com a participação dos integrantes Adalto de Souza Tavares, Adriana Luísa Fuzetto e Milton Pedro Escabar. “Fomos buscar alguns brinquedos antigos, eles vão rodar pneus, brincar de corrida com bambolê e arquinho, além de caminharem por uma ponte enquanto passam bastões aos colegas”, conta Escabar.

O mesmo grupo levará novas atividades, somadas à atuação de demais grupos escoteiros, ao Condomínio Residencial Terra de Ártemis, onde também acontece a Semana Municipal do Brincar, no sábado (1º), às 14h. A programação traz ainda a atividade Na rua da Júlia, com a professora Dreidy Mara de Almeida, nesta quarta-feira (29), das 15h às 18h, na Estação da Paulista; a palestra A criança nova... a criança eterna, na sexta (31), às 20h, com a etnomusicóloga e educadora Lidya Hortélio; e a oficina de desenho no Engenho Central, às 13h30 de domingo (2).

Infância e Juventude Pedro Kawai

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas