EM PIRACICABA (SP) 09 DE SETEMBRO DE 2022

Atletas e profissionais do esporte são homenageados em reunião solene

De iniciativa do vereador André Bandeira, solenidade homenageou onze profissionais do esporte




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




O esporte em Piracicaba foi celebrado, na noite desta sexta-feira (9), em solenidade alusiva ao Dia do Pofissional de Educação Física, Dia do Panathleta, Dia do Quimbol e entrega do Prêmio Rocha Netto de Esporte. 

Realizada no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, da Câmara Municipal de Piracicaba, a solenidade homenageou onze profissionais do esporte, em diversas categorias.

A homenagem é de iniciativa do vereador André Bandeira, autor do requerimento 507/2022. Ele destacou a importância de reconhecer pessoas que se dedicam ao trabalho do esporte e atividade física, independentemente da modalidade. O vereador agradeceu a oportunidade de homenagear pessoas que vivem e respiram o esporte: “É uma satisfação imensa para mim, como piracicabano, e tendo a honra de ser vereador, de receber os homenageados escolhidos a dedo por esses que compõe a mesa diretiva”, afirmou.

Presidida por André Bandeira, a mesa de honra foi composta pelo secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Hermes Ferreira Balbino; o presidente do Pánathlon Internacional Distrito Brasil, Pedro Roberto Pereira de Souza; por Bernadet Bueno de Camargo, irmã do inventor do Quimbol; e pelo conselheiro e 1° Tesoureiro do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4/SP), representante do Pánathlon Club Piracicaba e coordenador do Quimbol em Piracicaba, João Francisco Rodrigues de Godoy.

Em suas saudações, os integrantes da mesa destacaram a essencialidade da educação física e da realização de atividades físicas, o “fair play” no esporte e a importância do registro e da valorização da história e memória esportiva de Piracicaba. “Hoje estamos falando de significados, de esportistas que falam dos significados dos esportes. Que esses ensinamentos possam ressonar em todas as nossas vidas e que os homenageados sejam reconhecidos não só aqui dentro, mas por sua consulta no mundo lá fora”, afirmou Hermes Balbino.

Escolhido como orador dos homenageados, o professor aposentado de educação física e vice-presidente do Instituto Terra Vida, José Orlando de Almeida, relembrou histórias vivenciadas por ele e por figuras do esporte piracicabano. “Eu fico muito lisonjeado de receber essa homenagem junto a esses profissionais. Os vereadores representam a comunidade piracicabana e vocês receberam o prêmio dessa comunidade. Assim como eu, muitos tiveram desafios, enfrentaram barreiras -  e vencemos. Em uma noite como essas, uma dessas vitórias chegou”, declarou.

José Orlando de Almeida recebeu o “Prêmio Rocha Netto de Esporte” na categoria Esporte Individual. O prêmio foi instituído no ano de 2004 e tem como objetivo incentivar, reconhecer e valorizar os profissionais do esporte que trabalham em Piracicaba.

HOMENAGEADOS - Os profissionais foram contemplados com quadros comemorativos alusivos as solenidades e suas respectivas categorias:

Prêmio Rocha Netto

O ex-jogador de futebol, medalhista olímpico nas Olimpíadas de Atlanta e atualmente auxiliar técnico do Clube XV de Piracicaba, Ronaldo Guiaro, recebeu o prêmio na categoria Esporte Coletivo.

Dia do Quimbol

Dilney de Campos – categoria Apoio Histórico ao Quimbol

Fernanda Bueno Rodrigues Tanno - categoria Quimbol Escolar

Bernadet Bueno de Camargo participou da entrega dos quadros aos homenageados. Em sua fala, ela saudou o esporte piracicabano formulado por seu irmão, Joaquim Bueno de Camargo, o Quim. “O quimbol é acessível a todos, um esporte que não precisa ser adaptado. O Quim é lembrado não porque ele teve grandes coisas, mas porque ele fez grandes coisas”, disse.

Dia do Profissional de Educação Física

Raquel Bessi –  Formação Esportiva

Rosangela Mendes dos Santos – Fitness e Musculação

Renata Fátima Amaral Everaldo - Educação Física Escolar

As profissionais também receberam do Conselho Regional de Educação Física a "Medalha de Mérito da Educação Física".

Dia Municipal do Panathleta:

Erik Felipe Barbosa Cardoso – Atleta Destaque

Wilson Eduardo da Costa Brito - Mérito Esportivo

Helena Simões Macchi - Formação Desportiva

Maria Dilailça Trigueiro de Oliveira Ferreira - Técnica desportiva

Erasmo Jardim - Fair-play

Aos 84 anos, o professor aposentado de educação-física, Erasmo Jardim, também recebeu o “Título de Benemérito da Educação Física”, homenagem do Conselho Regional de Educação Física.

 

André Bandeira Homenagem

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas