EM PIRACICABA (SP) 25 DE ABRIL DE 2023

Audiência pública aponta ações para o combate à violência nas escolas

Promovida pela Câmara Municipal de Piracicaba nesta terça (25), audiência pública debateu propostas e estratégias conjuntas para evitar casos de violência em escolas




Toque na imagem para aumentar

Audiência teve início às 14 horas, no plenário Francisco Antônio Coelho, e foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e redes sociais do Legislativo

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




As estratégias e ações para prevenir e mitigar a violência nas escolas, a exemplo dos recentes casos que ganharam destaque na imprensa nacional e local, foram debatidas em audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Piracicaba na tarde desta terça-feira (25), no plenário "Francisco Antônio Coelho", solicitada pelo requerimento 271/2023, de autoria dos vereadores Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, que presidiu o encontro, e Acácio Godoy (PP). 

Ao longo de quase três horas, vereadores, profissionais e dirigentes da educação estadual e municipal, agentes de segurança pública e representantes de diversas entidades sociais, sindicais e órgãos públicos, se debruçaram sobre o tema, considerado por eles como multifatorial e que demanda uma abordagem conjunta.

“Essa audiência é de extrema importância neste momento delicado pelo qual estamos passando, não apenas no Brasil mas mundialmente. Achávamos que essa violência só existia em filmes de Hollywood e nos Estados Unidos, mas agora ela bateu na nossa porta. A situação é grave e delicada. Por isso, queremos ver aqui, hoje, qual o caminho que iremos tomar juntos, tanto o Legislativo, quanto o Executivo, o Judiciário, as forças de segurança e a sociedade civil”, disse Cássio Luiz Barbosa. 

Acácio Godoy também reforçou que o debate sobre a violência nas escolas “é de extrema relevância e importância”, e ponderou que a audiência pública acontece em um momento “de calor, de emoção, de preocupação e de medo, justificável pelos atos recentes”, mas que é dever dos gestores públicos “encontrar caminhos práticos dentro da emoção, caminhos plausíveis e reais que possam ser implementados”.

Reflexo social - Para o secretário municipal de Educação, Bruno Roza, a violência dentro das escolas precisa ser entendida e contextualizada como um reflexo mais amplo da própria sociedade: “essa não é uma questão que precisa somente ser discutida pela educação, mas sim por todos nós enquanto sociedade. Muito mais do que uma ação reativa à situação que vivenciamos hoje em nível de Brasil, precisamos também discutir o tipo de sociedade que queremos e o que cada um está fazendo para contribuir e colaborar. Se não cumprirmos a nossa função enquanto gestores, educadores, pais, nós só vamos enxugar gelo. E eu me recuso a enxugar gelo”, falou.

Segundo o titular da pasta, em termo de ações já adotadas, há uma orientação para que as escolas municipais mantenham seus portões fechados durante o horário das aulas e que haja um controle mais intenso da entrada e saída de pessoas. 

Ele também informou que devem ser realizados investimentos na estrutura das escolas, e que profissionais da rede, em breve, receberão treinamentos e terão acesso a um protocolo sobre como agir em eventuais ataques.

Ainda de acordo com Bruno Roza, a pasta também pretende realizar formações específicas sobre o combate ao bullying e sobre o fomento da cultura de paz e da comunicação não violenta, e também falou sobre a intenção da secretaria em integrar seu quadro funcional psicólogos para atuarem no dia a dia das unidades.

Fábio Negreiros, Dirigente Regional de Ensino de Piracicaba, também considera que o problema vai para muito além do universo escolar: “estamos com uma sociedade doente, que saiu de uma pandemia, trancada por dois anos, vivendo no mundo virtual, jogando joguinhos. Muitas vezes os jovens estão em frente à tela de um computador, com um web subterrânea, apontada por especialistas como ambiente em que essas ações foram orquestradas e organizadas, com intencionalidade”.

De acordo com Dirigente, treinamentos com diretores de escolas estaduais, em parceria com a PM, já estão sendo realizados. Ele também reforçou que todas as escolas estaduais têm ao menos 5 câmeras de segurança, monitoradas em tempo real pelas forças policiais, e igualmente apontou que pequenas adequações estruturais, como a troca de determinadas portas e fechaduras também podem trazer mais segurança às unidades.

Fábio Negreiros também ressaltou a existência de estudos pela Secretaria Estadual da Educação para contratar professores mediadores em todas as escolas estaduais, e que também está sendo analisada a contração de profissionais de segurança desarmada em parte das unidades.  

Reforço na segurança - Segundo o Major Ricardo Bessa, do 10ª BPM/I da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a corporação busca constantemente o diálogo e contato com as unidades escolas estaduais e municipais, seja por meio de uma presença mais ostensiva da tropa, seja por meio da troca de informações. 

Além do mais, de acordo com ele, ações voltadas ao treinamento de diretores e educadores e a realização de visitas às unidades escolares para observar medidas estruturais que possam melhorar a segurança estão sendo adotadas. Ele também lembrou que a Polícia Militar disponibiliza uma aba no aplicado 190 destinada especificamente para casos de violência no ambiente escolar.

Apesar dos esforços já adotados e previstos, ele também ponderou: "estamos falando de um crime que não é comum. Muito provavelmente é decorrente de alguma doença da sociedade, porque não é normal uma pessoa entrar em um ambiente com o propósito de matar sem parar até que tirem a vida dela. Isso não é normal, é algo totalmente fora da curva”. 

Para a delegada da Polícia Civil, Eliana Carmona, além de conscientização e orientação e de ações emergenciais para coibir novos casos, é necessário "tratar a sociedade como um todo, além de adotarmos protocolos de ação", disse. 

A policial civil ainda reforçou que os todos os casos e relatos sobre eventuais ataques na cidade foram investigados: "todos os envolvidos foram ouvidos, e celulares e computadores foram apreendidos. Foi importante mostrar que existe uma ação. O fato de serem menores de idade ou de estarem na deep web não torna anônimos, e os pais estão sendo chamados para a responsabilização, para que fiquem mais atentos".     

A presença da Guarda Civil Municipal de Piracicaba nas escolas também foi ressaltada pelo seu Comandante, Sidney Nunes, que reafirmou o trabalho em conjunto realizado pela corporação e as demais forças de segurança que atuam na cidade.

Ele ainda ressaltou que um novo aplicativo, o chamado botão de pânico “SOS Comunidade Escolar” está sendo desenvolvido pela GCM e, em breve, será lançado. “Iremos às escolas, conversar com os responsáveis, para instruí-los e treiná-los para que, em um evento crítico, o botão seja acionado e viatura mais próxima, treinada para esse atendimento, seja deslocada”, explicou.

Carlos Beltrame, secretário municipal de Governo, lembrou que, além do botão de pânico, a Prefeitura também estuda ampliar em mais de 6 mil o número de câmeras de monitoramento nos prédios públicos municipais. 

As discussões da tarde desta terça-feira (25) ainda contaram com a participação das vereadoras Rai de Almeida (PT) e Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, e dos vereadores Gilmar Rotta (PP), Paulo Henrique (Republicanos), Pedro Kawai (PSDB) e Valdir Vieira Marques (Cidadania), o Paraná, que trouxeram diversos apontamentos e falaram sobre proposituras que tramitam na Casa sobre o tema.

Por fim, também foi discutida a possibilidade da criação de uma espécie de fórum permanente para que a proposição de novas ideias e o monitoramento do resultado das ações já adotadas.

A audiência pública pode ser revista, na íntegra, no vídeo localizado acima. 

Câmara Educação Legislativo Paulo Henrique Gilmar Rotta Pedro Kawai Valdir Marques Cassio Luiz Acácio Godoy Rai de Almeida Silvia Maria Morales

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas